Azul Conecta apresenta motor híbrido para aviões regionais na Labace

Sistema de motorização híbrido-elétrico projetado pela Ampaire será empregado nos Cessna Caravan da divisão de voos regionais da Azul Linhas Aéreas
Sistema híbrido da Ampaire combina um motor a pistão com outro elétrico; conjunto gera 754 cavalos de potência (Azul)

Divisão de voos regionais da Azul Linhas Aéreas, a Azul Conecta está presente na feira de aviação executiva Labace 2023, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O principal objetivo da empresa no evento foi apresentar o motor híbrido-elétrico que em breve será empregado nas aeronaves turboélices Cessna Caravan pertencentes à companhia.

O sistema de propulsão apresentado na exibição foi concebido pela Ampaire, empresa dos Estados Unidos que projeta soluções de motorização híbrida para aviões. O equipamento à mostra no evento é feito para o “Eco Caravan”, como é chamado o Caravan modificado com motor híbrido-elétrico.

De acordo com o Azul, o Eco Caravan alcança uma redução de até 70% no consumo de combustível, podendo atingir ainda zero emissão quando utiliza SAF (combustível de aviação sustentável), comparado ao Caravan com motor turboélice convencional. A companhia aérea também afirma que o custo por quilômetro de operação com a aeronave é 25% menor.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Cessna Caravan - Azul Conecta
Cessna Grand Caravan da Azul Conecta; empresa planeja conversão de até seis aparelhos com motor híbrido (Azul)

Apesar das modificações, o Eco Caravan preserva a mesma capacidade do avião original da Cessna Aircraft, com espaço para transportar nove passageiros (ou 1.100 kg de carga). O alcance de voo muda pouco, sendo a versão híbrida capaz de percorrer cerca de 1.700 km contra 1.980 km do Caravan.

O conjunto motriz da aeronave modificada pela Ampaire é composto por um motor a pistão da fabricante alemã Red Aircraft e outro propulsor elétrico alimentado por baterias da Electric Power Systems. Ao todo, o sistema híbrido gera 754 cavalos de potência. Na versão original, o Caravan é impulsionado pelo turboélice Pratt & Whitney PT6 de 665 hp.

A meta da Ampaire é ter o Eco Caravan pronto para operações com passageiros até 2024 – o voo inaugural do avião modificado ocorreu em novembro de 2022.

O Eco Caravan é projetado para transportar nove passageiros e voar por cerca de 1.700 km (Ampaire)

O emprego de aeronaves de baixo impacto ambiental é um dos objetivos da Azul para zerar as emissões de carbono até 2045, aderindo ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas. Como parte dessa estratégia, a Azul Conecta firmou no começo deste ano uma carta de intenções com a Ampaire para converter seis monomotores Caravan com o motor híbrido.

Azul também negocia com a Ampaire para prestar serviços de conversão para o Eco Caravan a outras operadoras na América do Sul.

Previous Post

Turboélice de alta performance, Epic E1000GX estreia no Brasil

Next Post

EVTOL igual ao selecionado pela Gol, VX4 sofre acidente na Inglaterra

Related Posts