Divisão de voos regionais da Azul Linhas Aéreas, a Azul Conecta está presente na feira de aviação executiva Labace 2023, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O principal objetivo da empresa no evento foi apresentar o motor híbrido-elétrico que em breve será empregado nas aeronaves turboélices Cessna Caravan pertencentes à companhia.
O sistema de propulsão apresentado na exibição foi concebido pela Ampaire, empresa dos Estados Unidos que projeta soluções de motorização híbrida para aviões. O equipamento à mostra no evento é feito para o “Eco Caravan”, como é chamado o Caravan modificado com motor híbrido-elétrico.
De acordo com o Azul, o Eco Caravan alcança uma redução de até 70% no consumo de combustível, podendo atingir ainda zero emissão quando utiliza SAF (combustível de aviação sustentável), comparado ao Caravan com motor turboélice convencional. A companhia aérea também afirma que o custo por quilômetro de operação com a aeronave é 25% menor.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Apesar das modificações, o Eco Caravan preserva a mesma capacidade do avião original da Cessna Aircraft, com espaço para transportar nove passageiros (ou 1.100 kg de carga). O alcance de voo muda pouco, sendo a versão híbrida capaz de percorrer cerca de 1.700 km contra 1.980 km do Caravan.
O conjunto motriz da aeronave modificada pela Ampaire é composto por um motor a pistão da fabricante alemã Red Aircraft e outro propulsor elétrico alimentado por baterias da Electric Power Systems. Ao todo, o sistema híbrido gera 754 cavalos de potência. Na versão original, o Caravan é impulsionado pelo turboélice Pratt & Whitney PT6 de 665 hp.
A meta da Ampaire é ter o Eco Caravan pronto para operações com passageiros até 2024 – o voo inaugural do avião modificado ocorreu em novembro de 2022.
O emprego de aeronaves de baixo impacto ambiental é um dos objetivos da Azul para zerar as emissões de carbono até 2045, aderindo ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas. Como parte dessa estratégia, a Azul Conecta firmou no começo deste ano uma carta de intenções com a Ampaire para converter seis monomotores Caravan com o motor híbrido.
Azul também negocia com a Ampaire para prestar serviços de conversão para o Eco Caravan a outras operadoras na América do Sul.