Como se imaginava, empresas aéreas brasileiras vão participar do novo leilão da TAP, a companhia aérea portuguesa. Mas, além da Avianca, que já havia tentado comprá-la, também a Azul, de David Neeleman mostrou interesse em assumir a empresa.
O governo português havia tentado vender o controle da empresa em 2012 quando uma proposta da Avianca chegou a ser considerada vitoriosa, mas descartada meses depois por não cumprir as exigências do leilão.
Agora, os atuais donos da TAP pretendem repassar até 66% das ações da companhia e a Azul passa a ser favorita nas negociações. Segundo rumores, a empresa brasileira teria feito uma oferta por 61% das ações. Mas uma norma da União Européia pode barrar a preferência pela Azul. Segundo esse dispositivo, nenhuma empresa aérea europeia pode ser controlada por um ‘não europeu’ – Neeleman nasceu no Brasil mas é de família americana.
Maior rota para a Europa
Seja qual for o vencedor, a TAP será uma excelente porta de entrada para a Europa. Hoje a companhia portuguesa tem 40% do tráfego entre o Brasil e o Velho Continente. Para a Azul e a Avianca, isso faria de Lisboa um hub importante de distribuição na Europa assim como o mesmo ocorreria no Brasil para os passageiros vindos no sentido inverso. Um primeiro parecer sobre a concorrência deve ser divulgado em junho pelo governo português.