Fabricante franco-italiana controlada pelos grupos Airbus e Leonardo, a ATR anunciou ontem (20), no Paris Air Show, uma porção de novos pedidos por turboélices de oito clientes diferentes. Um deles é a companhia Azul Linhas Aéreas, que efetuou um pedido firme por três ATR 72-600 com opção de compra para outras duas aeronaves.
Os ATR encomendados pela Azul serão equipados com os novos motores PW127XT, de menor consumo e custos operacionais mais baixos. O primeiro ATR 72-600 nessa configuração, inclusive, está em exibição no evento em Paris com a cores da empresa brasileira, que em breve deve introduzir o aparelho em serviço no Brasil.
O pedido da Azul e demais clientes foi anunciado por Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR, durante uma coletiva de imprensa no Paris Air Show. Outros nomes citados na ocasião foram a Mandarin Airlines, que encomendou seis ATR 72-600, e a Berjaya Air, com dois pedidos pelo ATR 72-600 executivo. Mais cinco clientes, por ora não identificados pela fabricante, encomendaram 11 modelos ATR 72-600 e ATR 42-600.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Esses novos pedidos de aeronaves demonstram sinais claros de recuperação do Sudeste Asiático, tradicionalmente um dos maiores mercados da ATR. Estamos confiantes de que, no devido tempo, a eficiência de nossa oferta de produtos, a falta de aeronaves usadas disponíveis e o tráfego superior aos níveis pré-covid em certas áreas do globo induzirão a necessidade de aeronaves versáteis e de baixa emissão para apoiar os planos das operadoras regionais de substituição e crescimento da frota”, disse a CEO da ATR.
Nathalie Laude reforçou ainda o objetivo da empresa em encerrar 2023 com mais de 40 aeronaves entregues. Trata-se de um volume bastante superior ao do ano passado, quando a ATR enviou 25 novos turboélices aos clientes.
Com os novos pedidos firmes, a frota de turboélices ATR 72-600 da Azul saltará para 43 aeronaves. Segundo dados do Airfleets, a empresa tem hoje 38 modelos do tipo em atividade e outros dois estão estocados.