O Airbus A350-900 de matrícula PR-AOY decolou de Viracopos (SP) nesta terça-feira, 9, encerrando a era do widebody na Azul Linhas Aéreas.
A aeronave voava com destino à Fort Lauderdale, na Flórida, no voo AD9840, para ser devolvida ao seu arrendador.
Em fevereiro, a companhia aérea brasileira já havia devolvido outro A350, matrícula PR-AOW, que juntos formaram a pequena frota do Airbus.
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A empresa não explicou os motivos pelos quais abandonou os planos de voar com o A350, uma aeronave moderna e com grande alcance. No entanto, entende-se que o jato bimotor possui um custo operacional elevado para uma capacidade de passageiros ligeiramente maior que a do A330-900.
A Azul já manifestou sua intenção de padronizar a frota de longo alcance com o A330neo, que pode levar até 294 passageiros – 40 a menos que o A350-900.
Enquanto não recebe sete aeronaves novas da Airbus, a Azul deve reforçar sua frota com jatos A330-200 e A330-900 arrendados.
Voos para Orlando e Paris
Os dois A350-900 foram recebidos em 2022 e estrearam em voos entre Campinas e Orlando, nos Estados Unidos. Em abril de 2023, a empresa aérea os deslocou para então nova rota para Paris (Orly).
No final de 2023, no entanto, os A350 começaram a sair de cena. O jato PR-AOY ainda voou para Paris e Orlando durante janeiro até ser estacionado.
É a segunda vez que uma empresa aérea brasileira retira o A350 de sua frota. Anteriormente, a LATAM repassou seus aviões para utilizar apenas o Boeing 787 e 777 em voos de grande demanda.
O A330 neo, na ponta do lápis, deve ser mais econômico que o A350, por isso, a escolha da Azul pelo modelo.