Azul estreará Airbus A330-900neo em 15 de dezembro

Novo jato da companhia aérea passará a voar entre Campinas e Orlando com oferta 11% maior de assentos
Airbus A330neo da Azul: companhias aéreas brasileiras estão investindo em rotas internacionais (Airbus)
Airbus A330neo da Azul: companhias aéreas brasileiras estão investindo em rotas internacionais (Airbus)

A Azul ainda não recebeu o primeiro A330-900neo, novo widebody que será operado pela companhia, mas as rotas de estreia já estão definidas, conforme informação publicada pelo site RoutesOnline.

A estreia do jato da Airbus ocorrerá no dia 15 de dezembro no voo Viracopos-Orlando com cinco partidas semanais que passarão a seis em fevereiro do ano que vem. Menos de uma semana depois, no dia 21 de dezembro, o A330neo assumirá o voo Campinas-Lisboa duas vezes por semana mas que deve chegar a seis frequências semanais em 02 de fevereiro de 2019. Por fim, o birreator voará uma vez por semana para Fort Lauderdale a partir de 18 de janeiro, com uma breve interrupção entre 04 de fevereiro e 03 de março, quando será usado em três dos voos semanais para a cidade da Flórida.

Além de mais modernos e eficientes (sem falar no fato de serem configurados desde o início para a Azul), os A330-900neo ampliarão a oferta de assentos em relação aos A330-200 utilizados hoje. Serão 302 lugares contra 271, aumento sobretudo na classe econômica que pulará de 151 para 168 assentos. A executiva praticamente dobrará de tamanho indo de 20 para 38 lugares. Já a econômica “Xtra” encolherá um pouco, de 100 para 96 poltronas.

Primeiros na América Latina

A Azul deve receber o primeiro de cinco unidades do A330-900neo no final deste ano. O primeiro exemplar está em fase final de montagem na fábrica da Airbus em Toulouse, na França. Eles foram alugados da empresa Avalon, especializada em leasing e foram a solução encontrada pela companhia brasileira após desistir de incorporar o irmão mais novo, A350. Depois de anunciar a encomenda do birreator avançado em 2014, a Azul mudou os planos no início de 2017 quando uma unidade já havia recebido parcialmente a pintura.

A opção pelo A330neo veio num período muito próximo em que a TAP, hoje parceira da Azul, também anunciou o uso do aparelho, uma versão modernizada da aeronave original. Mais barato (US$ 296,4 milhões contra US$ 317,4 milhões), o A330 é 14% mais econômico que seu antecessor graças a uma nova asa de maior envergadura e motores mais eficientes.

Veja também: A330neo inicia turnê mundial com escala no Brasil

 

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  1. Será que as companhias aéreas perderiam muito dinheiro oferecendo um pouquinho mais de conforto nas poltronas?
    Que tal 5 cm mais de inclinação ou até 5 cm mais de espaço? Seria um “custo” muito elevado? As companhias correriam o risco de falência por dar um pouquinho maia de dignidade aos passageiros da classe econômica?

  2. Viajei varias vezes de Campinas para Fort Lauderdale pela Azul. Pena que não tem mais tarifas competitivas.

  3. A Azul tem boa qualidade nos aviões e nos serviços, mas as tarifas poderiam melhorar.
    Quanto ao plano de milhagem é o pior entre todas as conpanias.

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