Em meio à recuperação da demanda de passageiros na aviação comercial brasileira, as principais companhias do país avançaram em seus planos de renovação e expanção da frota de aeronaves.
No 1º semestre houve a chegada de duas dezenas de aviões, alguns novos, outros usados, mas que certamente contribuem para adequar à oferta pretendida.
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Mas afinal quem trouxe mais aviões? Gol, LATAM ou Azul? Veja quais aeronaves desembarcaram no Brasil entre janeiro e junho:
Gol Linhas Aéreas
A despeito de passar por um momento delicado desde janeiro, quando entrou em recuperação judicial nos EUA, a Gol continuou a receber novos jatos 737 MAX, da Boeing.
Foram incorporadas três aeronaves 737-8 até aqui, a primeira em janeiro (PS-GPR), a segunda em março (PS-GPP) e a mais recente em 26 de junho, o PS-GRE.
Com isso a frota da versão mais eficiente do 737 subiu para 47 aeronaves contra 76 737-800, seu avião mais numeroso. Nesse período dois desses jatos foram devolvidos.
LATAM Brasil Airlines
A LATAM reforçou sua frota com nada menos que sete Airbus A321neo, que chegaram ao país entre março e junho.
Dois deles foram entregues entre 27 e 29 do mês passado, ampliando consideravelmente a oferta de assentos já que são configurados com 224 lugares.
A frota de A321neo saltou para 14 aeronaves, a maior na América do Sul. Como a LATAM não devolveu nenhum avião, sua capacidade foi bastante ampliada no semestre.
Azul Linhas Aéreas
A Azul, diferentemente da Gol e LATAM, mexeu bastante na sua frota. Além de operar vários tipos de aeronaves, a companhia fez mudanças importantes como a devolução dos dois A350-900.
Em relação a aviões novos foram recebidos dois Airbus A320neo (PR-YSQ e PR-YSR), um Embraer E195-E2 (PS-AEU) e um ATR 72 (PR-YXD), totalizando quatro unidades.
Também entraram em serviço dois A330-900neo, mas de segunda mão e que voaram anteriormente na Air Asia. Essas aeronaves, com um layout de cabine focado em baixo custo, acabaram frustrando passageiros e serão reformadas.
A Azul retomou ainda um antigo E195 que voava com a Breeze Airways, companhia aérea irmã dos EUA. Portanto, em tese foram adicionados sete aviões, sem contar um E195-E2 (PS-AEV) que foi entregue em 1º de julho.
Em termos de devolução, apenas um dos A350 foi retirado da frota neste ano, já que o outro oficialmente foi baixado no final de 2023.
Mais de 460 aviões
Somadas, as aeronaves das três maiores companhias aéreas brasileiras passam de 460 unidades.
A Azul mantém uma frota de 175 aeronaves, a LATAM atingiu 150 jatos (ela não voa turboélices) e a Gol tem a terceira maior frota, com 137 Boeing 737, segundo o Planespotters.
Não entendi… Por que a Gol, com 173 aeronaves, tem a TERCEIRA maior frota se a Latam tem apenas 150 aeronaves?
Oi Ricardo, foi falha de digitação deste jornalista. São 137 jatos e não 173, desculpe.