A companhia aérea Azul iniciou nesta quinta-feira (1) os primeiros voos com o A320neo, aeronave recentemente adquirida pela empresa. O jato partiu às 9h20 do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e pousou em Salvador (BA), por volta de 10h40. Ainda hoje, o novo avião da Azul estreia em Aracaju (SE), Maceió (AL) e Belo Horizonte (MG).
Ao chegar em Salvador, a aeronave foi recebida sob jatos d’água do Corpo de Bombeiros, em uma espécie de batismo, iniciativa tradicional na aviação para celebrar a chegada de novas aeronaves a uma aeroporto.
“Atingimos hoje mais um marco histórico. A rota do primeiro voo com o A320neo é a mesma que marcou o início das operações da Azul, em 15 de dezembro de 2008, o que torna este momento ainda mais significativo, uma vez que a capital baiana é uma das bases mais importantes para a companhia e merece receber primeiro esta aeronave. O A320neo representa nosso investimento no futuro e atenção à experiência única de nossos clientes”, celebra Antonoaldo Neves, presidente da Azul.
A Azul vai operar dois voos diários – já existentes na malha aérea da companhia – entre Campinas e Salvador com o A320neo. A segunda frequência para Salvador com esta aeronave começa no próximo dia 15.
Frota mais diversificada
Com a ativação do A320neo, a Azul passa a ter a frota de aeronaves mais diversificada em operação no mercado brasileiro. A empresa também voa com os jatos wide body (fuselagem larga) A330, em rotas internacionais, os Embraer E190 e E195 e o turbo-hélice ATR 72-600. Ao todo, atualmente a empresa dispõe de 135 aeronaves.
Até o fim de dezembro, a Azul vai receber mais quatro jatos A320neo, de um total de 63 pedidos. Segundo a companhia, estas aeronaves cumprirão voos já existentes na malha aérea do grupo para destinos considerados de alta densidade, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Manaus, além de Salvador.
O A320neo é a primeira aeronave narrow body (fuselagem estreita) da companhia fabricada pela Airbus. o modelo selecionado pela empresa é configurado com 174 assentos. A Azul também encomendou o Airbus A350 e será o cliente-lançador do E190-E2, a próxima geração do jato regional produzido pela Embraer.
Veja mais: Avianca é a primeira companhia a oferecer internet em voo no Brasil
Qual a configuração deste equipamento para a Azul? Vai ser apertado como os da TAM?
Caro Marcelo, os novos Airbus A320neo de Azul e Latam têm a mesma configuração de cabine, com 174 assentos. Nesse aspecto, o A320neo da Avianca é o mais espaçoso, com 165 poltronas.