A Azul vai retirar seus dois Airbus A350-900 do voo entre Campinas (Viracopos) e Paris (Orly) a partir de 3 de outubro, conforme informações da coordenação de slots do aeroporto brasileiro.
As aeronaves com capacidade para até 334 passageiros voltarão a ser usadas na rota para Orlando, na Flórida, em seis dos sete voos semanais da Azul.
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A companhia aérea tem voado com os A330-900 para a cidade norte-americana, mas planeja remanejar as aeronaves, colocando também o A330-200 na rota.
Já Paris, seu mais novo destino de longo alcance, inagurado no final de abril, será operado com um misto de jatos A330-200 e A330-900.
Às terças, quartas, sábados e domingos de outubro, o voo AD8701 será feito com o A330-200 enquanto nos demais dias será usado o mais moderno e capaz A330neo.
Custo de operação elevado
A mudança fez crescerem os rumores de que a empresa aérea estaria prestes a retirar os dois únicos A350-900 da frota, e que foram recebidos em setembro do ano passado.
Apesar disso, a concessionária responsável do Aeroporto de Viracopos ainda não divulgou a programação de slots após 28 de outubro, data em que o A350 segue em serviço.
Segundo dados do Planespotters, dois outros A350-900 que estavam encaminhados para a Azul foram repassados para a Iberia recentemente.
Aeronave com grande autonomia, o A350 seria um widebody cujo custo operacional somente se justificaria em rotas de longa distância. Na configuração adotada pela Azul, o jato só transporta 36 passageiros a mais que o A330-900neo, por exemplo.
A Azul planejava receber vários A350 na década passada, mas mudou seu planejamento e alugou alguns desses aviões para empresas chinesas. No ano passado, a transportadora decidiu resgatar duas das aeronaves que estavam armazenadas.