A história do Airbus A350-900 na Azul Linhas Aéreas parece estar chegando ao fim. A companhia aérea enviou um dos dois widebodies que tinha em sua frota para o Aeroporto de San Bernardino, na Califórnia (EUA) durante o fim de semana.
O jato de 332 assentos e matrícula PR-AOW havia sido entregue em dezembro de 2022 e voou pela transportadora brasileira até 31 de dezembro de 2023.
Por cerca de um ano, o A350 assumiu destinos como Orlando, nos EUA, e Paris, na França, mas mesmo com toda a tecnologia embarcada e eficiência, a aeronave não teria sido capaz de oferecer um custo operacional atraente.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
No sábado 17 de fevereiro, o Airbus PR-AOW partiu para os Estados Unidos, antes realizando uma escala técnica em Orlando antes de pousar em San Bernandino no dia seguinte.
Consta que teria sido devolvido ao seu arrendador, o que deverá ocorrer também com o primeiro A350 recebido, PR-AOY, que deixou de voar em 30 de janeiro.
Suspensão de voos entre março e o fim de maio
Dias antes do voo de traslado do A350, a Azul confirmou a suspensão das frequências internacionais partindo de Belo Horizonte e Recife com destino Fort Lauderdale e Orlando na Flórida.
Os voos deixarão de ser operados entre o dia 1º de março e o final de maio e os passageiros, acomodados em outras rotas a partir de Campinas, Belém e Manaus, estas duas operadas com jatos Airbus A320.
A medida pode ter relação com a redução da frota de longa distância, atualmente restrita a quatro Airbus A330-200 e cinco A330-900.
A Azul está em busca de adicionar jatos A330 de segunda mão em breve, no entanto. Há quatro A330-200 e dois A330-900 que aparecem relacionados com a empresa aérea para entrega futura.
Além disso, a transportadora fechou um pedido para sete novos A330-900 que serão entregues nos próximos anos, quando a Azul pretende padronizar sua frota de longa distância com o modelo.