A Azul Linhas Aéreas recebeu no sábado, 15, o jato E195-E2 de matrícula PS-AEU, o 21º de sua frota do modelo da Embraer.
A aeronave de 136 assentos é a primeira de um “pacote” de 13 jatos anunciado em um evento na sede da fabricante e que teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Naquele dia, Lula batizou o E195-E2 que recebeu da Azul o nome “Azul & Embraer. Orgulho do Brasil”.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A despeito das declarações dos executivos da companhia aérea e da Embraer, o novo lote de jatos já faz parte dos planos da Azul há algum tempo. Ele apareceu em material de divulgação para investidores, por exemplo.
A empresa diz que os 12 restantes serão entregues ainda em 2024, o que significa uma média de dois jatos a serem recebidos por mês a partir de agora.
O PS-AEU é também o primeiro E195-E2 entregue à Azul em 2024. Antes dele, a Embraer havia entregue uma aeronave similar (PS-AES) em 15 de dezembro, arrendada pela Azorra.
A Azul tem atualmente a segunda maior frota de jatos E2 do mundo, só atrás da Porter Airlines. A empresa aérea canadense acumula 34 E195-E2 recebidos em apenas 18 meses.
Apesar disso, a Azul afirmou ser “a maior operadora dos jatos de última geração da Embraer, o modelo E195-E2” e que detém também “o maior pedido de compra dessa aeronave brasileira“.
Oficialmente, a empresa aérea comandada pelo presidente John Rodgerson aparece com 51 pedidos firmes na carteira de clientes da Embraer, nenhum deles entregue até agora, enquanto a Porter ter 75 encomendas.
Por via das dúvidas a Azul deveria chamar um sacerdote e benzer a aeronave.