A Azul Linhas Aéreas e a Embraer têm pela frente uma missão bastante complicada se quiserem cumprir uma promessa feita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em abril.
Durante uma festiva visita de Lula à sede da fabricante, que contou até com “batismo” de um avião, a companhia aérea afirmou que irá receber 13 jatos E195-E2 até o final deste ano.
Em meio a discursos que exaltaram o investimento de R$ 3 bilhões e o reflexo na geração de empregos de cada aeronave produzida, a Embraer mostrou o primeiro desses novos jatos, de matrícula PS-AEU.
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No entanto, a aeronave não foi entregue naquele dia e sim em 15 de junho, deixando os 12 E195-E2 restantes para serem entregues em cerca de seis meses.
De lá para cá, contudo, o ritmo de entregas não melhorou. Em 1º de julho o segundo E195-E2 (PS-AEV) foi recebido, mas apenas um mês depois a terceira aeronave foi liberada (PS-AEW).
Apenas 53 dias depois, o jato PS-AEX foi entregue à Azul na semana passada, deixando ainda um saldo de nove aviões para chegarem à companhia aérea até dezembro.
Ou seja, a Azul precisará receber um avião a cada 10 dias se quiser chegar aos 13 E195-E2 previstos.
Turbulências financeiras
No últimos meses, a empresa tem passado por turbulências em suas finanças, em que busca alongar suas dívidas, sobretudo com arrendadores.
Vale lembrar que a atual frota de E195-E2, com 24 aeronaves, é toda ela alugada. A Azul tem um pedido firme de 51 jatos que consta da carteira da Embraer, mas até hoje nenhum deles foi entregue.
Não está claro qual o papel dessa situação no baixo ritmo de entregas, que também pode ter sido influenciado por problemas na cadeia de fornecedores da Embraer.
A fabricante, assim como Boeing e Airbus, tem sofrido para receber componentes para concluir a montagem de seus aviões e isso inclui os motores Pratt & Whitney GTF, que passam por um recall.
A Embraer, no entanto, costuma entregar muitos aviões no trimestre final do ano e talvez vejamos uma revoada de E195-E2 chegando à Azul em breve.
Só lembrando que são 3Bi de Reais, convertidos de uma encomenda em dólares, Azul está em crise e o Governo Lula está fazendo o que pode com BNDES, APEX e Embraer para ajudar! Atitude louvável pois são EMPREGOS na Embraer e Azul que realmente importam. Os erros administrativos da Azul são a frota ineficiente de 7 modelos e 6 famílias, rolagem de dívidas e “embromação” para entrar em Recuperação Judicial.
Salve investimento!!!
Vamos formar mais, qualificar mais profissionais!!!
Gerar empregos, a população precisa deste incentivo !!
Parabéns! BNDS.
Parabéns Embraer!
Parabéns Governo Lula!