A Azul “participará” do Paris Air Show, que começa na semana que vem na França. Na verdade, trata-se da exposição do ATR 72-600 com as cores da companhia aérea brasileira no estande da ATR.
A informação havia sido antecipada pela organização do evento e foi confirmada pela fabricante do turboélice nesta semana.
O ATR 72 da Azul de registro PR-YXB será exposto de forma estática enquanto um cargueiro ATR 72-600F da FedEx participará das demonstrações em voo.
O turboélice deve ser entregue pouco tempo depois para a Azul, onde será o primeiro modelo com os novos motores PW127XT, da Pratt & Whitney, no continente.
Mais eficiente, a nova versão do motor PW127 entrou em serviço em 2021 e emite 45% menos CO2 que jatos regionais do mesmo porte, diz a ATR.
A nova série conta com um compressor de baixa pressão de capacidade aumentada, um novo módulo de turbina de alta pressão, módulo de turbina de energia de eficiência aprimorada e uma nova caixa de gerador de gás com um sistema de distribuição de óleo aprimorado.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Isso significa na prática um o motor capaz de consumir 3% menos combustível, permanecer 40% mais tempo instalado nas asas e com isso reduzir os custos de manutenção em 20%.
Na Azul, o novo ATR 72 se juntará a outras 39 aeronaves do mesmo tipo que operam nas rotas regionais da companhia aérea em todo o país.