A Azul anunciou nesta terça-feira, 18, que voltará a voar com jatos entre Recife e Fernando de Noronha a partir de 7 de maio.
E a aeronave que vai substituir os turboélices ATR 72 é o Embraer E195-E2, de nova geração.
Segundo a companhia aérea, serão oferecidos 18 voos semanais (cerca de 4.900 assentos) – lembrando que o E2 comporta até 136 passageiros contra 70 lugares no ATR.
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A volta dos jatos à ilha no Atlântico foi autorizada em caráter provisório pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nesta segunda-feira, 17.
O aeroporto não recebia esse tipo de avião desde outubro de 2022, quando a agência proibiu as operações em virtude das más condições da pista.

A concessionária e o governo de Pernambuco estão recuperando o aeroporto, trabalho que só será finalizado em dezembro. Porém, a pista já recebeu uma nova camada de asfalto em uma faixa de 18 metros de largura, além de sinalização horizontal, o que levou a ANAC a permitir as operações.
“Para a Azul, o retorno das operações com aeronaves a jato significa um avanço importante e contribuirá, sobretudo, com o desenvolvimento turístico e econômico da ilha devido maior capacidade de passageiros e carga”, disse Vitor Silva, gerente geral de Planejamento Estratégico, Malha e Alianças da Azul.
A companhia também avalia relançar mais voos para Fernando de Noronha, inclusive a partir de Viracopos, seu hub.

Gol retomará voos com o Boeing 737 em 1º de abril
A outra empresa aérea que voava com jatos para o arquipélago, a Gol, havia anunciado em fevereiro que retomaria as operações no local a partir de 1º de abril.
Serão dois voos diários, um de Recife e outro de São Paulo (Guarulhos), ambos operados com o Boeing 737.
A LATAM, por sua vez, pretende lançar voos regulares, mas por ora tem realizado voos extras para cobrir a suspensão ds operações da VoePass, sua parceira, em Fernando de Noronha.