O plano de receber 13 jatos E195-E2 em 2024 foi por água abaixo após a Embraer ter problemas com fornecedores, mas a Azul ainda está comemorando o reforço na frota das aeronaves brasileiras.
Segundo a companhia aérea, um total de seis E2 serão entregues apenas em dezembro. Dois deles, matrículas PS-ADA e PS-AET, foram recebidos no dia 13 e os demais deverão ser enviados pela Embraer até o final deste mês.
Além desses jatos, a Azul já havia recebido cinco E195-E2 entre junho e novembro, portanto ela terminará o ano com 11 dos 13 aviões anunciados em abril.
Para 2025, a companhia aérea pretende adicionar mais 15 jatos da Embraer, incluindo os dois que faltaram neste ano.
LATAM e Gol longe da Embraer por enquanto
Com os próximos recebimentos, a Azul terminará 2024 com uma frota de 31 jatos E195-E2, que podem transportar 136 passageiros.
Graças ao seu projeto avançado, o modelo emite menos CO2 e o mais relevante para a empresa, consome bem menos combustível por assento.
Em outras palavras, os E2 tornam as rotas mais rentáveis, o que é mais do que oportuno em meio às finanças abaladas pelos reflexos da pandemia.
A despeito da sua atratividade, a nova família de jatos comerciais da Embraer continua restrita à Azul.
Durante o ano, a LATAM e a Gol foram ‘convidadas’ pelo governo federal a avaliar encomendas das aeronaves brasileiras mas, apesar de algumas declarações ambíguas, as duas rivais da Azul seguem longe dos E2. Ao menos por enquanto.