O turboélice monomotor Beechcraft Denali iniciou os voos de teste de certificação pela FAA, revelou a Textron nesta segunda-feira, 6.
A agência de aviação civil dos EUA havia emitido a Autorização de Inspeção de Tipo no início do ano, e que engloba a fase final para certificação.
A Textron espera que a aeronave executiva seja aprovada em 2025, previsão revelada há exato um ano. Até então, o Denali deveria entrar em serviço no segundo semestre de 2024.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Os aviônicos avançados do Denali aproveitam ao máximo a tecnologia de ponta para facilitar a carga de trabalho do piloto”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de Voo. “O início dos testes de voo de certificação da aeronave é um marco significativo para o programa e estamos entusiasmados em colocar esta aeronave nas mãos de nossos clientes ansiosos.”
A Textron tem três aeronaves de testes que já completaram quase 2.000 horas em voo, 700 delas apenas nos últimos 12 meses.
O atraso na certificação ocorreu em virtude do desenvolvimento do motor GE Catalyst. Mais eficiente e moderno, o motor Catalyst está bastante atrasado e o Denali é a primeira aeronave a ser equipada com ele.
A Textron anunciou que equipará o monomotor com o sistema Garmin Emergency Autoland, que será padrão na aeronave e permitirá pouso automático em caso de incapacitação do piloto.
Concorrente do Pilatus PC-12 e Daher-Socata TBM
O Denali será um concorrente direto do bem-sucedido Pilatus PC-12 e também do Daher-Socata TBM e terá um desempenho muito promissor.
O motor Catalyst, equipado com o sistema FADEC, tem potência nominal de 1.300 cavalos de potência (SHP) e pode utilizar combustível de aviação sustentável.
A aeronave também está equipada com a nova hélice composta de 105 polegadas de diâmetro, 5 pás e velocidade constante da McCauley, que é totalmente embandeirada com passo reversível e proteção contra gelo.
Segundo a Textron, o turboélice será capaz de atingir velocidades de cruzeiro de 285 nós (528 km/h) com alcance de 1.600 milhas náuticas (2.963 km) com um piloto e quatro passageiros.
O Denali será capaz de voar sem escalas de Los Angeles a Chicago, de Nova York a Miami ou de Londres a Atenas.