A Bélgica planeja transferir até 53 caças F-16 para a Ucrânia até o final de 2029, conforme um cronograma de entrega atualizado que relaciona a retirada das aeronaves à introdução dos F-35A da Lockheed Martin na Força Aérea Belga.

Segundo a imprensa do país, citando o Ministério da Defesa, a Ucrânia poderá receber sete F-16 em 2026, outros cinco em 2027, 14 em 2028 e 27 em 2029.

É a primeira vez que o total planejado pela Bélgica chega a 53 aeronaves, segundo relatos. Anúncios oficiais anteriores mencionavam 30 F-16.

O cronograma de entregas ainda pode ser alterado conforme as necessidades operacionais da Força Aérea Belga e compromissos com a OTAN.

Quatro dos aviões previstos para transferência neste ano já foram retirados do serviço operacional e atualmente são usados para treinar técnicos ucranianos.

Caças F-16 da Ucrânia (UAF)
Caças F-16 da Ucrânia (UAF)

A Bélgica também participa do treinamento de pilotos ucranianos. Em março de 2024, o país enviou dois F-16BM de treinamento para a Dinamarca, onde instrutores belgas continuam formando tripulações na base aérea de Fetesti, na Romênia.

O processo de transferência tem sido afetado por atrasos na chegada da frota de substituição de F-35A.

Embora Bruxelas tenha assinado contrato para 34 F-35A em 2018 e esperasse receber o primeiro avião em 2023, apenas quatro aeronaves haviam chegado à Base Aérea de Florennes até outubro de 2025.

Mais F-35A

A Bélgica também avalia adquirir outros 11 F-35A além do pedido inicial. Relatórios indicam que o país deseja que as aeronaves sejam montadas na linha de montagem final FACO, em Cameri, Itália, condição que pode impactar ainda mais os prazos de entrega.

A Força Aérea Belga já operou cerca de 160 F-16 adquiridos por meio do programa multinacional de compras da OTAN lançado no fim dos anos 1970.

A maioria das aeronaves foi montada localmente pela empresa belga SABCA sob licença da General Dynamics.

Ao longo dos anos, a Bélgica reduziu e modernizou progressivamente a frota, atualizando aviônicos, sistemas de armas e capacidades de ataque ao solo para prolongar a vida útil operacional.

Em 2025, a Força Aérea Belga ainda operava cerca de 50 F-16AM/BM, segundo relatos.

Caça F-35A da Força Aérea Belga
Caça F-35A da Força Aérea Belga

Nem todos os aviões previstos para a Ucrânia devem permanecer em operação. Algumas células poderão ser usadas como fonte de peças de reposição e apoio à manutenção.

Em fevereiro de 2026, o Departamento de Defesa dos EUA concedeu à Sabena Aerospace Engineering, da Bélgica, um contrato de cerca de US$ 235 milhões para apoiar a manutenção e logística das operações ucranianas com F-16.