A Bell anunciou na quinta-feira, 21, que o helicóptero Bell 505 realizou um voo abastecido com 100% de SAF, o combustível sustentável de aviação.
É a primeira vez na história que um helicóptero monoturbina voa apenas com SAF. Até aqui apenas aeronaves com mais motores haviam realizado o feito.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Este voo é uma conquista monumental para a sustentabilidade e descarbonização na indústria de helicópteros”, disse Michael Thacker, vice-presidente executivo de negócios comerciais da Bell.
“Apresentar as capacidades de voo de uma aeronave monomotor com 100% SAF sinaliza o compromisso da Bell com o uso de combustível alternativo e se baseia em suas práticas de sustentabilidade em suas operações de voo.”
O projeto contou com a participação de parceiros como a Safran Helicopter Engines, que fornece o motor Arrius 2R do Bell 505, a GKN Aerospace, o fornecedor de componentes do sistema de combustível, Neste, o fornecedor do SAF, e Virent que fabrica combustíveis renováveis e produtos químicos.
A Bell salientou que o combustível preparado para o voo se diferencia de outros produtos SAF por utilizar o chamado “componente aromático” derivado de açúcares vegetais renováveis em vez de petróleo, como em outros combustíveis sustentáveis a base de óleo de cozinha usado.
O componente aromático é necessário para atender às especificações atuais de combustível de aviação, segundo a empresa.
O Bell 505 é o helicóptero de entrada da fabricante controlada pelo grupo Textron. A meta da empresa é reduzir em 20% suas emissões de gases estufa até 2025.