Conhecido anteriormente somente por ilustrações conceituais, o helicóptero militar Bell 360 Invictus ganhou forma. A fabricante norte-americana divulgou nesta semana as primeiras imagens do protótipo da aeronave, que concorre no programa FARA (sigla em inglês para Futura Aeronave de Ataque e Reconhecimento) promovido pelo Exército dos Estados Unidos.
Pelo Twitter, a Bell Helicopters informou que está “progredindo constantemente” na construção do protótipo do Invictus, cuja montagem está 90% concluída. O primeiro voo do aparelho é esperado para ocorrer até o fim deste ano, a tempo do modelo participar das provas iniciais do programa FARA contra o concorrente projetado pela Sikorsky, o Raider X.
Enquanto o Invictus não decola, a Bell apresentou algumas das capacidades do novo helicóptero. Nas imagens recém-divulgadas, o aparelho é apresentado armado com um canhão de 20mm e oito mísseis ar-superfície, incluindo quatro AGM-179 JAGM, um dos mais recentes do arsenal dos EUA.
As imagens também mostram o compartimento escamoteável de armamentos do Invictus, um recurso que melhora a performance aerodinâmica da aeronave e reduz sua assinatura radar. Outro destaque é a torre frontal com um sensor infravermelho FLIR.
De acordo com o fabricante, o Invictus é projetado para voar a velocidade de cruzeiro de 330 km/h e terá um raio de combate de 250 km. O aparelho ainda conta com controles 100% fly-by-wire e asas que fornecem uma sustentação equivalente a cerca de 50% do peso do helicóptero em velocidades moderada e alta.
O programa FARA busca um substituto para os helicópteros de reconhecimento e ataque leve Bell OH-58 Kiowa, versão militar do famoso Bell 206 que foi aposentado pelo Exército dos EUA em 2018. A previsão do Pentágono é que o 306 Invictus ou o Raider X entre em serviço em 2028.