A Bell Helicopter, um dos maiores fabricantes de helicópteros do mundo, completou nesta semana o primeiro voo com o Model 525 “Relentless” (“Implacável”, em inglês) na central da empresa, em Amarillo, no Texas. A aeronave comandada pelos pilotos Jeff Greenwood e Troy Caudill, realizou um teste de 30 minutos com diferentes manobras e procedimentos a baixa velocidade sem problemas.
O novo projeto da Bell é o primeiro helicóptero de utilização comercial equipado com controles fly-by-wire. Essa tecnologia substitui os controles manuais de cabos e varões por alternativas eletrônicas, aumentando o nível de automação da aeronave e reduzindo o trabalho dos pilotos. Aviões como o Boeing 777 e Airbus A330 também utilizam esses sistemas.
Além dos sistemas de última geração, o Relentless é o maior helicóptero já desenvolvido pela Bell, com cerca de 9 toneladas. Devido a essa capacidade, o aparelho vem despertando o interesse de companhias petroleiras, que utilizam helicópteros pesados para transportar pessoal e material para plataformas oceânicas.
O fabricante norte-americano ainda pretende fabricar cinco protótipos até completar a certificação do aparelho. “Nós estamos trabalhando para conseguir a certificação no primeiro trimestre de 2017. Isso é um pouco além do planejado originalmente, mas estamos confiantes. A aeronave está se saindo bem”, afirmou Matt Hasik, vice-presidente da Bell Helicopter, ao site Aviation Week.
O Relentless pode transportar até 20 passageiros ou levar cargas de até 3.500 kg. Segundo dados do projeto, o aparelho impulsionado por dois motores de 1.800 cv cada pode atingir a velocidade máxima de 287 km/h e tem alcance de 930 km. A companhia já recebeu 30 cartas de intenção de compra do novo aparelho, quase todas do ramo petrolífero.
Veja mais: EUA inicia produção do helicóptero mais rápido do mundo
Veja mais: Airbus apresenta conceito de helicóptero para 19 passageiros
O novo helicóptero da Bell terá concorrentes de peso pela frente. O aparelho em desenvolvimento tem características semelhantes a dos modelos Airbus H175 e H225 e o AgustaWestland AW189, que também têm grande capacidade de carga e longo alcance para alcançar plataformas de petróleo e gás em mar aberto.
Galeria de fotos:
O primeiro helicóptero comercial a contar com um sistema fly-by-wire foi o Ansat russo. Em decorrência da dificuldade do fabricante em homologá-lo para operação comercial com este sistema (pois não existiam e ainda não existe um processo de homologação estabelecido para um helicóptero civil equipado com este sistema) foi desenvolvida uma versão de controle hidro-mecânico tradicional para atender o mercado civil (já homologada). A versão militar é equipada Ansat U é equipada com fly-by-wire. Ele voou pela primeira vez em 17 de Agosto de 1999.