A fabricante norte-americana Bell Helicopter revelou nesta semana os primeiros detalhes do helicóptero experimental 429 com quatro rotores de cauda movidos por motores elétricos. A empresa chama a nova tecnologia de EDAT, sigla em inglês para sistema “Anti-torque Eletricamente Distribuído” (Electrically Distributed Anti-Torque).
O helicóptero equipado com o novo recurso voou pela primeira vez em maio de 2019, informou a Bell em 21 de fevereiro. A aeronave está sendo testada nas instalações da fabricante em Mirabel, no Canadá, e soma cerca de 25 horas de voo.
O sistema EDAT reduz os custos operacionais e de manutenção do helicóptero pois possui menos componentes mecânicos e também é mais silencioso. Além disso, por ser turboelétrico em vez de acionado por eixo, reduz as emissões de carbono da aeronave, garante a Bell.
A empresa americana ainda diz que os rotores de cauda elétricos podem ser controlados com maior precisão e agilidade que um sistema anti-torque convencional acionado por eixo de turbina. Outra vantagem do sistema apontada pela fabricante é a redução do peso total da aeronave.
“Resumindo, removemos todos os componentes mecânicos convencionais de torque, que são caixas de engrenagens, eixos de transmissão, cubos e pás do rotor de cauda e substituímos por quatro motores e fans elétricos”, Eric Sinusas, diretor de programa de aeronaves leves da Bell, à Verticalmag.
A Bell ainda não divulga quaisquer dados sobre o desempenho do helicóptero com o sistema EDAT, mas Sinusas afirmou que a reação dos clientes que viram o equipamento em ação foi positiva.
“Esta é a primeira vez que alguém no mundo faz isso, então o primeiro passo foi apenas para garantir que realmente funcione. E sim, funciona”, disse Sinusas. “Ainda vamos otimizá-lo e refiná-lo, mas o feedback do produto em sua configuração atual foi muito positivo”.
Os rotores EDAT são controlados por meio de pedais, como nos helicópteros tradicionais, mas a ligação dos comandos e os motores é totalmente elétrica (fly-by-wire). Além do sistema anti-torque e dos mecanismos de controle, a aeronave demonstradora permanece inalterada, usando um rotor principal convencional, motor e estrutura original.
“Estávamos analisando o que os clientes estão exigindo aeronaves e a segurança está obviamente sempre no topo da lista”, disse o diretor da Bell. “Esse sistema certamente atende a esses requisitos e possui algumas características interessantes que os rotores convencionais não possuem e, quando a aeronave está no solo, os rotores elétricos não estão rodando.”
Sinusas acrescentou que a redundância do equipamento é extensa e pode funcionar mesmo que três dos quatro rotores se tornem inoperantes.
O diretor do programa ressaltou que o foco do projeto até o momento tem sido a prova de conceito, em vez de otimizar seu desempenho, e a equipe não está trabalhando em um cronograma de comercialização. Sinusas disse ainda que o sistema EDAT pode ser adaptado em helicóptero maiores ou menores que o modelo 429.
Tendência no setor, a “eletrificação” da aviação para reduzir o consumo de combustível e emissões poluentes vai mudar radicalmente o formato dos aviões e helicópteros como conhecemos atualmente e isso não vai demorar para acontecer.
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