A Bell anunciou nesta quinta-feira, 24, que aeronave tilt-rotor V-280 Valor concluiu seu programa de voos de testes após três anos e 214 horas de voo.
A fabricante agora aguarda o início da fase II do programa Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA) do Exército dos EUA, quando será emitido o requerimento de propostas, esperado para ocorrer até setembro.
Enquanto isso, a Bell afirmou que realizará os projetos preliminares iniciais para os principais subsistemas e o sistema conceitual de armas da aeronave.
O programa FLRAA foi lançado pelo Exército para substituir o helicóptero Sikorsky UH-60 Black Hawk por uma aeronave mais veloz, moderna e capaz. Por essa razão, as duas concorrentes, a Bell e a Sikorsky, lançaram mão de conceitos diferentes.
Enquanto a Sikorsky e sua parceira Boeing desenvolvem o helicóptero Defiant X, baseado na tecnologia de rotores rígidos e propulsão ‘pusher’ X2, a Bell aposta em sua experiência comrotores basculantes acumulada com o modelo V-22 Osprey, em serviço nas Forças Armadas dos EUA há vários anos.
Evolução
O V-280 Valor, no entanto, é uma evolução do conceito, cuja maior diferença visual estão no nas hélices pivotantes enquanto o motor permanece na mesma posição. O Osprey, por exemplo, todo o conjunto gira do eixo vertical para o horizontal.
“Avaliamos várias tecnologias de elevação vertical e determinamos que o tilt-rotor é a única solução para os requisitos de agilidade, alcance e velocidade de uma aeronave de assalto de longo alcance que pode atender o custo, cronograma e perfil de risco necessários para um programa de aquisição bem-sucedido”, explicou Keith Flail, vice-presidente executivo, da divisão Advanced Vertical Lift Systems, da Bell.
Segundo a empresa, o V-280 comprovou ter uma agilidade em baixa velocidade, um alcance longo e ser capaz de atingir velocidades de 305 nós (mais de 560 km/h).
Além da competição FLRAA, a Bell e a Sikorsky também são as participantes finais de outra concorrência do Exército dos EUA, o programa FARA (Future Attack Reconnaissance Aircraft). Nessa disputa, a empresa controlada pela Textron oferece o helicóptero 360 Invictus contra o Raider X.