A Binani Air, nova companhia aérea nigeriana, incorporou nesta semana sua primeira aeronave, um jato Embraer E170LR. Antes de iniciar os voos com passageiros, a empresa ainda precisa receber a licença de operador comercial da Autoridade de Aviação Civil da Nigéria (NCAA).
A sede da companhia fica no Aeroporto Internacional Murtala Muhammed, na capital Lagos. Um fato curioso, a Binani Air é a primeira companhia aérea da Nigéria fundada por uma mulher, a senadora e empresária nigeriana Aishatu Dahiru Ahmed Binani.
Um vídeo compartilhado no Twitter mostra que o E170LR recebido pela empresa usa a matrícula 5N-CCI. Esse registro, no entanto, ainda não consta em bancos de dados internacionais.
Alhamdulillah pic.twitter.com/mpP1Insqne
— Binani Air (@binaniair) May 22, 2023
Até onde o AIRWAY pôde apurar, o E170LR (versão com alcance estendido) incorporado pela Binani Air pertencia à Jasmin Airways, empresa de voos charter da Tunísia, onde voava com o registro TS-IJA. A aeronave em questão foi produzida pela Embraer em 2007 e entregue à empresa regional Egypt Air Express, do Egito, que o repassou ao operador tunisiano em 2019.