O mistério do cliente não revelado pela Embraer nesta semana já foi resolvido. A Binter Canarias, companhia aérea que já opera jatos E2, fechou um novo pedido de cinco E195-E2 por 389 milhões de euros.
A confirmação partiu de Santiago Guerra, coordenador geral da Binter, durante conferência nesta sexta-feira. Os dois primeiros E195-E2 serão entregues em novembro de 2023, mais dois em dezembro e o último em abril de 2024.
“A experiência adquirida nestes anos confirma a excelente avaliação que os nossos clientes fazem deste modelo de aeronave, que se enquadra muito bem nas rotas mais longas da Binter e com maior volume de passageiros, sendo que a chegada de novos jatos nos permitirá alargar a oferta de rotas e destinos que temos agora”, afirmou Guerra.
Somados aos cinco aviões já em serviço, a frota de jatos E2 chegará a 10 aeronaves. A Binter também opera 27 turboélices ATR 72, mas deve reduzir a quantidade desse tipo de aeronave para focar em seus jatos, que são configurados com 132 assentos, 24 a menos que a capacidade máxima.
Baseada nas Ilhas Canárias, a Binter foi a primeira cliente do E195-E2 na Europa, tendo recebido o primeiro deles em 2019, para substituir seus CRJ-1000.
No começo da noite desta sexta-feira, a Embraer enviou um comunicado em que confirma que a encomenda de cinco jatos revelada na quarta-feira, 30, é mesmo a fechada com a Binter Canarias.
Nota do editor: atualizado às 18h24 para acrescentar a confirmação do pedido pela Embraer.