O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Azul Linhas Aéreas celebraram a aprovação de um financiamento para dez jatos E195-E2 da Embraer.
O acordo atinge a cifra de R$ 1,9 bilhão e é a maior operação para aquisição de aeronaves já realizada pelo banco de fomento e uma companhia aérea brasileira.
Como comparação, em 2009, foram financiadas sete aeronaves no valor de cerca de R$ 360 milhões e no ano seguinte outros seis jatos por R$ 330 milhões.
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“No Brasil, esse papel é desempenhado pelo BNDES. A aquisição de aeronaves da Embraer pela Azul fortalece a economia nacional, gerando recolhimento de impostos aqui, além de empregos qualificados e renda no Brasil, objetivos centrais da política de desenvolvimento do governo do presidente Lula”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
“Embraer, BNDES e Azul formam uma parceria histórica que tem sido fundamental para o crescimento da indústria do transporte aéreo brasileiro”, disse Antonio Carlos Garcia, vice-presidente executivo Financeiro e de Relações com Investidores da Embraer. “Os E-Jets E2 são as aeronaves de corredor único mais eficientes da atualidade, projetadas e produzidas no Brasil, e podem contribuir de forma efetiva para o aumento da conectividade nas rotas domésticas.”
“O BNDES tem um histórico de apoiar o desenvolvimento e crescimento do setor da aviação. O financiamento das novas aeronaves da Embraer para Azul demonstra claramente um voto de confiança em nosso negócio e nosso futuro, gerando emprego e renda em todo país. Isso também demonstra a força de três grandes instituições genuinamente nacionais: a Azul, a Embraer e o BNDES trabalhando juntas em prol do Brasil”, acrescentou o CEO da Azul, John Rodgerson.
Recursos na mira da LATAM e da Gol
O empréstimo em condições de mercado mais vantajosas obtido pela Azul está chamando a atenção das suas concorrentes LATAM e Gol.
O governo tem pressionado para que elas também invistam em aeronaves da Embraer para incentivar a indústria nacional. Nenhuma das duas opera jatos com menos de 140 assentos, onde se encaixa o E195-E2.
A LATAM estaria perto de fechar um pedido de cinco desses aviões que na rival Azul têm 136 lugares e podem operar em aeroportos menores, segundo revelou a Folha de São Paulo.