O BNDES aprovou o financiamento de R$ 900 milhões para que a Embraer produza seis jatos E175 para a Horizon Air, parte da Alaska Airlines dos EUA.
O acordo feito por meio do Exim Pós-Embarque e as aeronaves serão entregues entre 2025 e 2026 e a Horizon assumirá o compromisso de pagar o empréstimo em moeda americana ao banco brasileiro.
A companhia aérea regional tem 50 pedidos firmes da aeronave de 76 assentos dos quais recebeu 44 até o final do ano passado.
“De janeiro de 2023 a janeiro de 2025, o BNDES já aprovou financiamento para exportações de 141 aeronaves da Embraer, número 67% superior às exportações aprovadas de toda a gestão anterior”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
“A atuação estratégica do BNDES para estimular as exportações de aeronaves da Embraer fortalece não só a empresa, mas todo o ecossistema em que a companhia está inserida no Brasil. Com isso, contribui com a sustentabilidade de uma cadeia produtiva nacional robusta e com a geração de renda e milhares de empregos qualificados no País”, afirmou o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto.