O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Embraer fecharam um acordo para financiar a exportação de seis jatos regionais E175 adquiridos pela Skywest, dos EUA. O anúncio foi feito pelo diretor do banco, Bruno Aranha, em entrevista à Reuters.
Segundo ele, o acordo segue um modelo de crédito de exportação que inclui quatro seguradoras privadas como garantidoras. Achamos que isso pode ser uma tendência daqui para frente”, disse. O empréstimo tem prazo máximo de 12 anos e pode ser de grande valia para a empresa brasileira tornar seus produtos mais atraentes no exterior.
Aranha revelou ainda que o financiamento poderá ser usado também em negociações do KC-390, jato cargueiro militar que disputa mercado com o turboélice C-130J, da Lockheed Martin.
Em setembro, a fabricante brasileira havia assinado um Memorando de Entendimento com os Fundos Apollo, dos EUA, para oferecer produtos inovadores de financiamento para seus clientes de jatos regionais. O grupo colocará à disposição da Embraer até US$ 1,5 bilhão de recursos para serem utilizados por compradores das aeronaves da empresa.
Um deles foi a Porter Airlines, empresa aérea canadense que adquiriu 50 jatos E195-E2. Seis desses aviões serão financiados por meio do Apollo numa modalidade de venda e arrendamento chamada de PDP, sigla para “Progress Delivery Payment”, ou Pagamentos Progressivos numa tradução livre.
Interessante é q quando LULA era presidente ESSAS negociações para fora do BNDES era desvio …agora na ADM. BOXONARO é LINHA de CRÉDITO?
Rapaz, quer que faça uma “pequena” lista dos desvios do seu ídolo quando foi presidente? Para te relembrar já que pode estar sofrendo de “amnésia”, vai uma lista : Odebrecht, JBS, Oi, Pasadena, “doação de uma refinaria à Bolívia, construção de um porto em Cuba, aeroporto na África, Copa do Mundo (não precisamos de hospitais), Olimpíadas, etc…