A Airbus e a BOC Aviation, empresa de leasing sediada em Cingapura, celebraram um novo acordo de compra de 80 aeronaves da família A320neo.
O novo pedido inclui 60 jatos A321neo, dos quais dez serão da versão XLR, de longo alcance, além de 20 A320neo. Trata-se do maior pedido isolado feito pela BOC em sua história, elevando sua carteira de pedidos da Airbus para 453 aeronaves, entre modelos A320, A330 e A350.
“Este é o maior pedido individual que já fizemos e elevará nosso total de aeronaves Airbus compradas desde o início para 546. Isso ressalta nossa confiança contínua na família A320neo por sua confiabilidade e eficiência operacional e reflete a popularidade da aeronave entre nossos clientes de companhias aéreas”, disse Robert Martin, diretor da BOC Aviation.
O pedido, no entanto, tem um prazo de entregas bastante distante. Segundo a BOC, os 80 jatos estão programados para serem recebidos entre 2027 e 2029. Como é sabido, a Airbus vive um boom de pedidos da família A320neo e mesmo com a previsão de ampliação do ritmo de produção, a linha de montagem segue bastante ocupada.
A falta de perspectiva de contar com jatos novos em um curto espaço de tempo na Airbus tem ajudado a Boeing a fechar pedidos do 737 MAX. Ao contrário da rival, a fabricante dos EUA possui aviões de sobra e disponibilidade em sua linha de montagem. Uma das clientes conquistadas como reflexo da dessa situação foi a Allegiant Air, de Las Vegas, que tem hoje uma frota exclusiva de A319 e A320 e vai reforçar sua malha com 50 737 MAX.