Um Boeing 737-300 adaptado para combater incêndios se acidentou na tarde desta segunda-feira, 6, no sul da Austrália. A aeronave de matrícula N619SW da empresa Coulson Aviation (EUA) havia sido contratada pelo Governo Federal australiano para realizar missões no Parque Nacional Fitzgerald River.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Não há ainda detalhes do acidente, mas segundo relatos da mídia local, os dois pilotos do 737 sobreviveram e foram levados a um hospital na região com ferimentos leves.
O jato, batizado como Tanker 139, deixou os Estados Unidos no final de 2022 e estava baseado no Aeroporto Regional de Busselton pelo menos desde 13 de dezembro.
We are following reports that a Boeing 737-300 (N619SW) has crashed during a fire fighting mission in southern Australia.
The aircraft involved belong to Coulson Aviation and is 27 years old.
According to media the pilots have been taken to hospital.https://t.co/Mzlia9hzj2 pic.twitter.com/G5ErCYkBqr
— Flightradar24 (@flightradar24) February 6, 2023
Segundo a Coulson, o jato 737 “está equipado com o Sistema de Entrega Aérea Retardante (RADS) da Coulson Aviation, o sistema patenteado de tanque e liberação da empresa. Com o RADS a bordo, a aeronave é capaz de despejar até 4.000 galões de retardante ou água numa razão de até 3.000 galões por segundo”.
O 737-300 N619SW foi encomendado originalmente pela Southwest Airlines junto à Boeing e recebeido em novembro de 1995. A aeronave foi adquirida pela Coulson em agosto de 2017 e convertida para missões anti-incêndio.
“O ATSB está reunindo uma equipe de investigadores de segurança de transporte de seus escritórios de Perth e Canberra com experiência em operações e manutenção de aeronaves, fatores humanos e recuperação de dados para conduzir a fase de coleta de evidências da investigação”, disse o Australian Transport Safety Bureau, orgão de investigação de segurança no transporte do país.
Wayne Coulson, CEO da Coulson Aviation, disse que “ambos os pilotos escaparam do acidente e foram avaliados clinicamente. Nossos pensamentos e nossa preocupação imediata são com os membros da equipe e suas famílias”.
De acordo com os dados do FlightRadar24, a aeronave estava em uma órbita de descida a uma altitude mínima de 650 pés antes de cessar a recepção de dados ADS-B.