Um Boeing 737 da companhia LAM (Linhas Aéreas de Moçambique) colidiu com um drone nessa quinta-feira (5) no momento da aproximação para o pouso no aeroporto de Tete, na região central de Moçambique. Apesar do choque, a aeronave, proveniente de Maputo, conseguiu pousar com segurança, informou o site Newsavia, de Portugal.
Ainda há poucas informações sobre o incidente, que está sendo apurado pelo Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM). O drone atingiu o radome da aeronave, também chamado de “nariz”. Segundo a publicação portuguesa, o jato “seguia com uma boa percentagem de ocupação” – o modelo da LAM atingido pode transportar 144 passageiros.
Essa é a segunda colisão de drone com aeronave registrada na aviação comercial. O primeiro incidente desse tipo de que se tem notícia aconteceu em abril de 2016, com um Airbus A320 da companhia British Airways, do Reino Unido.
O incidente também ocorreu no momento em que o jato realizava o procedimento de aproximação para o pouso no aeroporto de Heathrow, em Londres. A aeronave, com 132 passageiros a bordo, pousou com segurança e sem danos.
Atualização
A companhia LAM revelou mais detalhes em nota oficial sobre o incidente com o aeronave em Tete na tarde desta sexta-feira (6). No comunicado, a empresa não confirma o choque com um drone, mas sim com um “organismo externo”. No entanto, a hipótese de um “birdstrike” (colisão com pássaro) também não é citada, tampouco uma tempestade de grazino. A colisão está sob investigação da IACM.
Veja mais: Por dentro do “nariz” do avião
depois do lazer nos olhos do piloto na aterrizagem a nova pegadinha e destruir o parabrisa ou turbina do aviao se todo mundo morre e so fala que era brincadeirinha bem cara pelo preço dos drones no brasil
DEIXEMOS AQUI NOSSA HOMENAGEM AO CORONEL AVIADOR OSIRES SILVA GRANDE INCENTIVADOR E COORDENADOR DA CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DO PRIMEIRO BANDEIRANTE……..