O início dos voos comerciais do 737 MAX 10, maior versão já desenvolvida do jato, só deve ocorrer em 2024, mas a Boeing resolveu antecipar o futuro ao pintar uma aeronave do modelo com as cores da United Airlines.
Com a matrícula N6055X, este 737 MAX 10 realizou seu voo inaugural na sexta-feira, 18 de novembro. Ele é o terceiro avião concluído até aqui e se juntará aos dois protótipos que participaram do programa de testes visando sua certificação.
A United Airlines é uma das maiores clientes da variante MAX 10, com capacidade para até 230 passageiros. Em junho de 2021, a transportadora dos EUA fechou um pedido de 150 aeronaves do modelo, além de outros 50 aviões da versão MAX 8.
Apesar do gesto de otimismo da Boeing, o 737 MAX 10 corre sério risco de ter sua aprovação postergada pela FAA, a agência de aviação civil dos EUA. O motivo é uma nova legislação de segurança que exige que novas aeronaves comerciais sejam equipadas com um alerta diferente para os tripulantes entrará em vigor a partir de 28 de dezembro.
Tanto o 737 MAX 7, o menor da família, quanto o MAX 10 se encontram com os programas de certificação atrasados e vão estourar o prazo para não atender aos novos requisitos.
Se uma exceção não for aprovada pelo Congresso dos EUA, a Boeing terá de reprojetar ambos para receber o novo sistema, o que deve atrasar o desenvolvimento em vários meses. Além disso, fará com que os dois novos aviões tenham equipamentos diferentes do MAX 8 e MAX 9, já em serviço.
Talvez o 737 MAX 10 da United Airlines possa ser uma visão comum apenas nos arredores da Boeing no estado de Washington por algum tempo.