A American Airlines revelou nesta segunda-feira, 4, um amplo plano de renovação de frota com 260 pedidos firmes e 193 opções de compra de jatos Airbus, Embraer e Boeing.
A grande novidade da encomenda múltipla é, sem dúvida, a aposta no 737 MAX 10, maior jato da família de corredor único da Boeing.
Para contar com o modelo, a American Airlines fechou um novo pedido firme de 85 aeronaves, além de ter convertido 30 encomendas do 737-8 para o novo tipo, num total de 115 jatos.
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A adição do 737-10 à frota ocorre em meio a problemas de qualidade na linha de montagem da Boeing e a indefinição quanto à certicação da aeronave, que já está em testes há anos.
“Apreciamos profundamente a confiança da American Airlines na Boeing e na família 737 MAX. A seleção do 737-10 pela American proporcionará ainda maior eficiência, uniformidade e flexibilidade para sua rede e operações globais”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, que certamente deve ter ficado aliviado com a decisão.
Entregas a partir de 2028?
A grande questão é saber quando o novo jato chegará à companhia aérea, no entanto. Embora a American tenha compartilhado um plano de entregas das novas aeronaves, nele não está claro quando o 737 MAX 10 será entregue.
Segundo ele, serão entregues 20 737 MAX em 2024, 14 em 2025 e 10 em 2026, com uma pausa em 2027 e a retomada em 2028.
Pode ser um indício de quando o 737-10 chegará à sua frota já que há 115 aeronaves a serem entregues a partir daí.
O prazo não é absurdo levando em conta que a aeronave não deve ser certificada antes de 2025. Há mais de mil jatos 737-10 encomendados anteriormente, portanto, a fila de espera não é pequena.
E a demora em receber os novos aviões pode ter motivado a American Airlines a realizar uma reforma interna nos seus A319 e A320, aeronaves que já estão com uma idade elevada e tinham sua aposentadoria cogitada pelo mercado.
Segundo a empresa, os dois jatos da Airbus receberão uma cabine atualizada com novos assentos e compartimentos superiores além da introdução da primeira classe, com 12 e 16 assentos no A319 e A320, respectivamente. A reforma terá início em 2025.