Boeing 737 MAX 10 é a nova aposta da American Airlines

Companhia aérea dos EUA terá 115 jatos do maior 737, entre 85 pedidos firmes e conversão 30 737-8 encomendados anteriormente
A American vai voar com 115 jatos 737 MAX 10
A American vai voar com 115 jatos 737 MAX 10 (Boeing)

A American Airlines revelou nesta segunda-feira, 4, um amplo plano de renovação de frota com 260 pedidos firmes e 193 opções de compra de jatos Airbus, Embraer e Boeing.

A grande novidade da encomenda múltipla é, sem dúvida,  a aposta no 737 MAX 10, maior jato da família de corredor único da Boeing.

Para contar com o modelo, a American Airlines fechou um novo pedido firme de 85 aeronaves, além de ter convertido 30 encomendas do 737-8 para o novo tipo, num total de 115 jatos.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A adição do 737-10 à frota ocorre em meio a problemas de qualidade na linha de montagem da Boeing e a indefinição quanto à certicação da aeronave, que já está em testes há anos.

“Apreciamos profundamente a confiança da American Airlines na Boeing e na família 737 MAX. A seleção do 737-10 pela American proporcionará ainda maior eficiência, uniformidade e flexibilidade para sua rede e operações globais”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, que certamente deve ter ficado aliviado com a decisão.

Entregas a partir de 2028?

A grande questão é saber quando o novo jato chegará à companhia aérea, no entanto. Embora a American tenha compartilhado um plano de entregas das novas aeronaves, nele não está claro quando o 737 MAX 10 será entregue.

Segundo ele, serão entregues 20 737 MAX em 2024, 14 em 2025 e 10 em 2026, com uma pausa em 2027 e a retomada em 2028.

Boeing 737 MAX 8 da American Airlines
Boeing 737 MAX 8 da American Airlines (Nathan Coats)

Pode ser um indício de quando o 737-10 chegará à sua frota já que há 115 aeronaves a serem entregues a partir daí.

O prazo não é absurdo levando em conta que a aeronave não deve ser certificada antes de 2025. Há mais de mil jatos 737-10 encomendados anteriormente, portanto, a fila de espera não é pequena.

E a demora em receber os novos aviões pode ter motivado a American Airlines a realizar uma reforma interna nos seus A319 e A320, aeronaves que já estão com uma idade elevada e tinham sua aposentadoria cogitada pelo mercado.

Segundo a empresa, os dois jatos da Airbus receberão uma cabine atualizada com novos assentos e compartimentos superiores além da introdução da primeira classe, com 12 e 16 assentos no A319 e A320, respectivamente. A reforma terá início em 2025.

Total
0
Shares
Previous Post
Jato E175 da American Airlines

American Airlines surpreende com encomenda 90 jatos Embraer E175

Next Post
jato A321neo da American Airlines

Airbus encontra jeito de vender mais 85 A321neo para a American Airlines

Related Posts
Total
0
Share