Boeing 737 MAX 7 pode obter certificação de tipo já em novembro

A menor variante da família de jatos de corredor único está na reta final de testes para ser aprovada para serviço. Boeing 737 Max 10 deve ser o próximo
A Southwestserá a cliente de estreia do 737 MAX 7 (Boeing)

A Boeing está muito perto de obter a certificação de tipo para o 737 Max 7, a menor versão da família de jatos de corredor único.

De acordo com a Aviation Week, a FAA, autoridade de aviação civil dos EUA, deverá conceder a aprovação da aeronave até o final do ano.

A previsão abre a possibilidade de o 737-7, como também é chamado, finalmente entrar em serviço no início de 2024. Segundo fontes do site, a certificação de tipo pode ser emitida já em novembro.

A liberação para voos comerciais do modelo também deve ser seguida pelo início dos testes formais de certificação do 737 MAX 10, maior versão já desenvolvida da aeronave, capaz de transportar até 230 passageiros.

Quase mil pedidos do 737 MAX 10

Para que a fase de inspeção da FAA seja iniciada, quando são realizados os voos de certificação, é preciso atender a uma lista de exigências, das quais a Boeing já teria preenchido 70% delas.

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O plano é que o programa de avaliação do 737-10 dure cerca de um ano, com a certificação de tipo emitida até o final de 2024. Isso permitiria à Boeing entregar os primeiros jatos no 1º trimestre de 2025.

Segundo a fabricante, existiam até setembro 1.071 pedidos brutos, dos quais 963 líquidos do 737 MAX 10.

Boeing 737 MAX 10 (Boeing)

O 737-7, por sua vez, possuía 319 pedidos brutos (291 líquidos), isso antes de a Southwest Airlines fechar uma encomenda adicional de 108 aeronaves.

A companhia aérea dos EUA é a cliente lançadora do 737 MAX 7 e planejava recebê-los a partir de 2023. Numa revisão do seu plano de modernização de frota, a Southwest agora espera contar com 27 aeronaves no ano que vem.

Tempo entre o voo inaugural e a certificação de tipo

As falhas que levaram à queda de dois 737 MAX 8 em 2018 e 2019 tornaram o processo de certificação da FAA extramemente criterioso e controlado totalmente pela agência, ao contrário de antes quando a própria Boeing realizava algumas avaliações de seus aviões.

Um sinal da mudança é o tempo entre o voo inaugural e a certificação de tipo dos modelos MAX 8 e MAX 9. A primeira versão obteve a aprovação da FAA em pouco mais de 13 meses enquanto o segundo, em apenas 10 meses.

Além dos 737 MAX 8, a Gol é uma das clientes do 737 MAX 10 (Nathan Coats)

Se conseguir o certificado de tipo em novembro, o 737 MAX 7 terá levado mais de 2 mil dias para ser aprovado para operação comercial. O 737 MAX 10 pode superar os 42 meses caso seja certificado em dezembro de 2024.

No Brasil, a Gol é cliente do 737 MAX 10, que espera contar a partir de 2025. A versão menor 737-7 até o momento não foi cogitada pela empresa aérea.

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