Boeing 737 MAX fica “atolado” em aeroporto de Cuba

Aeronave da companhia canadense Sunwing Airlines saiu da pista de taxiamento momentos antes de decolar
Boeing 737 MAX atolado em Cuba: incidente paralisou as operações no aeroporto de Holguín por cerca de 15 horas (Redes Sociais)

Um Boeing 737 MAX 8 da companhia Sunwing Airlines, do Canadá, afundou as rodas do trem de pouso numa área de escape do Aeroporto Internacional Frank País, na província de Holguín, em Cuba. O incidente ocorreu na noite de terça-feira (29).

Segundo relato da imprensa cubana, a aeronave com registro C-GMXH saiu do espaço de taxiamento enquanto fazia uma curva para entrar na pista principal do aeroporto, minutos antes de decolar. O jato cumpria o voo SWG645 com destino a Montreal.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Com a aeronave imobilizada, o aeroporto no leste de Cuba ficou fechado por cerca de 15 horas até ser reaberto na quarta-feira (30) de manhã. Apesar da paralização, apenas três voos foram desviados para outros terminais em Cuba. O incidente agora está sob investigação.

A empresa estatal que administra os aeroportos cubanos, a ECASA, informou em nota que o trem de pouso do 737 MAX da companhia canadense sofreu um “colapso” e que o incidente “não causou ferimentos aos passageiros ou tripulantes”.

Afundamento proposital

As áreas de escape em muitos aeroportos são construídas com um pavimento de concreto mais fino por questões de segurança. Quando uma aeronave toca esse tipo de piso, as rodas imediatamente afundam no solo no intuito de frear o avião.

Uma versão mais moderna desse conceito é o EMAS (Engineered Material Arresting System/Sistema de Materiais Projetados para Retenção), como o aplicado há pouco tempo no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Total
0
Shares
Previous Post
Airbus A380 - China Southern Airlines

Único operador chinês do A380, China Southern confirma fim dos voos com o “Superjumbo”

Next Post
A SKYHigh opera com jatos E190 (SHA)

SKYhigh, da República Dominicana, será nova cliente do Embraer E175

Related Posts
Total
0
Share