Um dos assuntos mais comentados no mundo nesta semana, os incêndios florestais na região da Amazônia contarão a partir desde sexta-feira com um “bombeiro gigante”, o Boeing 747 “Supertanker”, maior aeronave comercial já adaptada para essa função. Operado pela empresa americana Global SuperTanker Services, o avião tem prestado serviços inestimáveis em missões nos Estados Unidos e também outras regiões do mundo graças à sua rápida mobilização.
Por conta dessa capacidade, a aeronave foi contratada nos últimos dias pelo governo boliviano, que tem sofrido com os imensos incêndios. Com o número “944” na cauda, o Supertanker se deslocou para o país vizinho e pousou em Santa Cruz de La Sierra nesta madrugada após o adiantamento de um pagamento de US$ 800 mil.
Capaz de transportar mais de 72 mil litros de água ou produto retardante (identificado pela cor vermelha), o Boeing 747-400 é mais um jato comercial antigo que tem sido convertido para o combate a incêndio nos últimos anos. Aeronaves como o DC-10 e o 747 em versões antigas também já foram usadas com esse intuito, mas o Jumbo da Global Supertankers não possui equivalente no mercado mundial atualmente.
Não será, no entanto, a primeira missão do jato na América do Sul. Em 2017, a imensa aeronave foi usada pelo Chile em incêndios semelhantes, além de ter assumido outras missões internacionais no México e Israel nos últimos anos.
Capacidade dobrada
Segundo a empresa dona do avião, o Supertanker possui o dobro da capacidade de outras aeronaves semelhantes graças a um sistema duplicado de descarga que pode ser recarregado em pouco mais de 30 minutos no solo. O 747 pode despejar o produto de várias formas e a uma velocidade de cerca de 240 km/h. Um lançamento é capaz de cobrir uma faixa com quase 50 metros de largura e perto de 5 km de comprimento.
A vantagem de utilizar uma aeronave comercial de longo alcance não está apenas no fato de oferecer mais espaço de transporte, mas também por permitir grandes deslocamentos. A Global Supertanker argumenta que pode chegar a qualquer ponto dos Estados Unidos em até 4,5 horas e se deslocar para o outro lado do globo terrestre em até 20 horas. E com a vantagem de entrar em ação prontamente, graças à estrutura para a tripulação que conta com 14 poltronas de primeira classe e dois beliches para descanso.
Os incêndios na região amazônica teriam se iniciado há cerca de duas semanas e apenas na Bolívia atingiam uma área de pelo menos 650 mil hectares (6.500 km², o equivalente a mais de quatro vezes o tamanho do município de São Paulo). A meta é que o Supertanker atue nas regiões de Charagua e Puerto Busch onde os incêndios estão sem controle.
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