Boeing 757 de Donald Trump voa para NY para audiência polêmica na Justiça

Jato particular de matrícula N757AF, conhecido como “Trump Force One”, decolou do Aeroporto Internacional de Palm Beach, na Florida, em direção ao norte do país. Ex-presidente irá depor num tribunal numa inédita acusação contra um ex-ocupante da Casa Branca
O Boeing 757 “Trump Force One” (Tomás Del Coro)

O Boeing 757 de matrícula N757AF voltou a ser assunto da mídia após vários anos. Propriedade do ex-presidente republicano Donald Trump, a aeronave decolou nesta segunda-feira, 3, do Aeroporto Internacional de Palm Beach, na Flórida, com o provável destino do Aeroporto La Guardia, em Nova York.

O motivo da viagem é polêmico: Trump teria feito pagamentos a uma ex-estrela pornô durante a campanha de 2016, apesar de ter negado isso à época. Indiciado por um tribunal de Nova York, o ex-presidente terá uma audiência sobre o caso nesta terça-feira, 4.

O voo da aeronave era o mais acompanhado em sites de rastreamento de voos, apesar de seus dados serem omitidos na maior parte deles, por razões de segurança.

Jato de segunda mão

O Boeing 757, conhecido pelo apelido “Trump Force One“, se transformou em um símbolo do empresário durante vários anos. Fabricado em 1991, a aeronave de corredor único foi entregue originalmente à Sterling Airlines, da Dinamarca, mas logo foi repassada para a companhia mexicana TAESA.

O voo era o mais acompanhado nos sites de rastreamento de voos, apesar de na maior parte deles não ser identificado por razões de segurança (ADS Exchange)

Em 1995, o jato comercial foi convertido para aeronave VIP pelo co-fundador da Microsoft, Paul G. Allen. Donald Trump só adquiriu o 757 em 2011.

O jato N757AF foi usado pelo republicano nas campanhas presidenciais de 2012 e 2016, esta última vitoriosa, quando derrotou a democrata Hillary Clinton.

A Trump Organization utilizou o Boeing 757 até meados de 2019, quando o avião foi armazenado em um aeroporto no estado de Nova York enquanto Trump ainda estava à frente de seu mandato presidencial.

O jato executivo Cessna Citation X, usado por Trump enquanto o 757 estava em manutenção (John Sonderman)

Meses após a derrota na tentativa de reeleição, Trump anunciou em 2021 que o N757AF seria restaurado para servi-lo novamente, mas apenas em outubro do ano passado o Boeing voltou a ter condições de voo.

Enquanto o “Trump Force One” era atualizado, o ex-presidente utilizou outra aeronave de sua propriedade, o Cessna Citation X de matrícula N725DT.

Total
0
Shares
Previous Post

Embraer KC-390 obtém o FOC, Certificado de Tipo Militar completo

Next Post

Áustria quer comprar até cinco aviões com as características do Embraer KC-390

Related Posts
Total
0
Share