A violenta turbulência que o Boeing 777-300ER da Singapore Airlines, de matrícula 9V-SWM, encontrou no voo SQ321 entre Londres e Cingapura teve picos altíssimos de velocidade vertical, mostram dados compilados pelo FlightRadar24.
O incidente feriu vários passageiros, alguns com gravidade e vitimou um deles, o britânico Geoff Kitchen, que teria sofrido um ataque cardíaco fulminante. A aeronave acabou fazendo um pouso de emergência em Bangkok, na Tailândia.
O FlightRadar24, que monitora os registros de ADS-B, produziu um gráfico com base em dados de alta frequência do voo. Nele é possível ver que o Boeing 777 experimentou grandes picos de velocidade vertical, um indício claro de turbulência.
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Segundo o site, o jato da Singapore começou a enfrentar a turbulência às 07h49 no horário de Greenwich, quando sobrevoava o mar ao sul de Mianmar -havia trovoadas na região no momento da turbulência.
Oscilações brutais
As mudanças inesperadas na velocidade vertical atingiram uma razão de cerca de 1.000 pés por minuto e então diminuíram para em seguida atingirem 1.700 pés por minuto, mais de 500 metros por minuto.
A oscilação brutal fez a aeronave subir cerca de 300 pés (100 metros) em um curto período de tempo. Veio então a primeira descida abrupta, indo de uma taxa positiva elevada para uma taxa negativa de 1.500 pés por minuto e uma recuperação veloz a 900 pés por minuto.
Há um breve momento de oscilações menores e então a última queda com taxa vertical elevada. Em seguida, o widebody recupera a estabilidade de forma progressiva.
O FlightRadar24 também esclareceu uma informação errônea que acabou repercutindo e dizia que o Boeing 777 havia perdido 6.000 pés de altitude. Na verdade, tratava-se da descida para aproximação.
Oficiais do Bureau de Investigação de Segurança no Transporte de Cingapura estão em Bangkok para iniciar as investigações sobre o incidente.
Acho que o correto é uma variação da altitude em pés por segundo e não por minuto. Pelo gráfico a maior queda foi de aproximadamente 2500 pés em cerca de três segundos.
Uma descida de 1500 pés por minuto é o que pode ser visto numa aproximação para pouso, por exemplo.