Boeing 777-300ER da Singapore teve “mergulhos” de até 500 metros por minuto

Segundo dados compilados pelo FlightRadar24, aeronave enfrentou turbulência incomum em voo de Londres para Cingapura e acabou fazendo um pouso de emergência em Bangkok. Um passageiro britânico morreu de ataque cardíaco a bordo
O Boeing 777-300ER da Singapore após pousar em Bangkok
O Boeing 777-300ER da Singapore após pousar em Bangkok (Reprodução)

A violenta turbulência que o Boeing 777-300ER da Singapore Airlines, de matrícula 9V-SWM, encontrou no voo SQ321 entre Londres e Cingapura teve picos altíssimos de velocidade vertical, mostram dados compilados pelo FlightRadar24.

O incidente feriu vários passageiros, alguns com gravidade e vitimou um deles, o britânico Geoff Kitchen, que teria sofrido um ataque cardíaco fulminante. A aeronave acabou fazendo um pouso de emergência em Bangkok, na Tailândia.

O FlightRadar24, que monitora os registros de ADS-B, produziu um gráfico com base em dados de alta frequência do voo. Nele é possível ver que o Boeing 777 experimentou grandes picos de velocidade vertical, um indício claro de turbulência.

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Segundo o site, o jato da Singapore começou a enfrentar a turbulência às 07h49 no horário de Greenwich, quando sobrevoava o mar ao sul de Mianmar -havia trovoadas na região no momento da turbulência.

Gráfico mostra as enormes oscilações do Boeing 777
Gráfico mostra as enormes oscilações do Boeing 777 (FlightRadar24)

Oscilações brutais

As mudanças inesperadas na velocidade vertical atingiram uma razão de cerca de 1.000 pés por minuto e então diminuíram para em seguida atingirem 1.700 pés por minuto, mais de 500 metros por minuto.

A oscilação brutal fez a aeronave subir cerca de 300 pés (100 metros) em um curto período de tempo. Veio então a primeira descida abrupta, indo de uma taxa positiva elevada para uma taxa negativa de 1.500 pés por minuto e uma recuperação veloz a 900 pés por minuto.

Há um breve momento de oscilações menores e então a última queda com taxa vertical elevada. Em seguida, o widebody recupera a estabilidade de forma progressiva.

Cenas da cabine de passageiros do Boeing 777 da Singapore após a turbulência
Cenas da cabine de passageiros do Boeing 777 da Singapore após a turbulência

O FlightRadar24 também esclareceu uma informação errônea que acabou repercutindo e dizia que o Boeing 777 havia perdido 6.000 pés de altitude. Na verdade, tratava-se da descida para aproximação.

Oficiais do Bureau de Investigação de Segurança no Transporte de Cingapura estão em Bangkok para iniciar as investigações sobre o incidente.

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  1. Acho que o correto é uma variação da altitude em pés por segundo e não por minuto. Pelo gráfico a maior queda foi de aproximadamente 2500 pés em cerca de três segundos.
    Uma descida de 1500 pés por minuto é o que pode ser visto numa aproximação para pouso, por exemplo.

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