A Boeing levou um das quatro jatos de testes do 777-9, maior bimotor de passageiros do mundo, para realizar voos de certificação junto à Federal Aviation Administration (FAA) no México.
A aeronave de matrícula N779XY pousou no Aeroporto Internacional de Toluca vinda de Colorado Springs na sexta-feira, 2 de agosto, e iniciou os voos de testes no dia seguinte.
Localizado a uma altitude de 2.660 metros (8.730 pés), Toluca é um dos aeroportos utilizados para testar operações em ambiente com ar rarefeito, que torna decolagens e pousos mais longos.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Além de Toluca, o Aeroporto Internacional El Alto, em La Paz (Bolívia), costuma ser utilizado para esse tipo de teste, mas ainda em condições mais desafiadoras já que ele se localiza a 4.062 m (13.353 pés) do nível do mar.
Foco na certificação em 2025
Após vários adiamentos, a Boeing conseguiu aprovação da FAA para iniciar os voos de certificação em 12 de julho. É um dos últimos passos antes que a autoridade de aviação civil permita que a aeronave possa entrar em serviço.
A Boeing, agora com novo CEO, Kelly Ortberg, que assume o cargo em 8 de agosto, espera pela certificação de tipo do 777-9, a maior variante do widebody 777X, até o final de 2025.
As primeiras clientes a receber a aeronave de mais de 400 assentos serão a Lufthansa, que tem 20 pedidos, e a Emirates Airlines, com 170 aeronaves dentro de um acordo mais amplo que incluit também o 777-8.