A Boeing retomou os voos de testes com o jato widebody 777-9 após 72 dias de inatividade. A aeronave de testes N779XW, primeiro dos protótipos concluídos, realizou um novo ensaio de voo no sábado, 17 de dezembro, como mostram sites de rastreamento de ADS-B.
O 777-9 decolou do Boeing Field para um voo local e voltou a pousar em Seattle. Desde então, o jato widebody completou outros seis voos, incluindo pousos no Aeroporto Internacional Spokane.
Em comunicado enviado à Flight Global, a fabricante dos EUA confirmou a retomada dos voos de testes após a suspensão dos ensaios em 6 de outubro, causada por uma anormalidade em um dos motores GE9X que equipam a aeronave.
O problema só foi admitido, no entanto, no início de dezembro, após ser revelado pela Aviation & Week e pelo Aerotime.
A Boeing afirmou ter mitigado a ocorrência enquanto espera que a GE, fabricante do turbofan, continue a investigar suas causas.
O programa 777X sofre com vários atrasos, sobretudo por conta do motor GE9X, o maior turbofan já desenvolvido. A aeronave de grande porte será capaz de transportar 426 passageiros em duas classes e conta com três centenas de pedidos, de empresas aéreas como Lufthansa e Emirates.
A entrada em serviço, no entanto, é esperada apenas para o início de 2025, caso não surjam novos imprevistos.