Um incidente raro ocorreu no aeroporto de Las Vegas nesta terça-feira (08) quando um Boeing 777-200 da British Airways iniciava a corrida de decolagem para o voo com destino a Londres. O motor esquerdo da aeronave começou a pegar fogo.
Ao perceber o incêndio, os pilotos abortaram a decolagem, mas o fogo se espalhou pela asa e atingiu a parte inferior da fuselagem. O avião foi evacuado com segurança – havia 157 pessoas a bordo dos 275 assentos do aparelho – e, apesar de alguns passageiros terem sido levados a um hospital próximo, todos foram liberados em seguida.
Acontecimento raro
Segundo especialistas, falhas durante a decolagem são raras, mas treinadas com frequência pelos pilotos. Um jato como o 777, com dois motores, pode decolar com apenas um deles funcionando, além de existirem extintores apropriados para evitar o alastramento do fogo.
O NTSB (National Transportation Safety Board), órgão americano de segurança aérea e sua contrapartida britânica, o Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos, enviaram representantes para investigar o ocorrido.
A General Electric, cujos motores equipam o jato da BA, também deve participar da investigação.
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Folha corrida quase impecável
O Boeing 777 é considerado um dos jatos comerciais mais seguros do mundo. Em 20 anos de carreira, o modelo não havia sofrido nenhum problema nos motores durante a decolagem até este incidente. Ele também se mantinha com a folha de serviços intacta em relação a acidentes fatais, mas nos últimos anos três unidades encerraram esse recorde.
O primeiro a quebrar essa escrita foi um aparelho da empresa Asiana que se chocou com a pista do aeroporto de San Francisco em julho de 2013 vitimando três passageiros. Um erro dos pilotos na aproximação teria causado o problema. Já os outros dois casos são controvertidos. Ambos envolvem aviões da Malaysia Airlines, um deles o famoso voo MH370 que desapareceu no ano passado, e o outro abatido por separatistas da Ucrânia.
Veja de vários ângulos o incêndio:
Teve um 777 alguns anos que teve problema de congelamento nas fuel lines o motor era R&R
Quanto a esse ultimo caso o motor era GE não sei se era o 90 ou o 115.
O que pode ter acontecido é um dos rolamento estourar e travar o motor , o óleo quente escorre pelo escape ( pipe) e pode vim a pegar fogo no núcleo do motor onde o sistema de extinção de incêndio é ineficiente e os pilotos só podem fazer o procedimento :
chamar os bombeiros e evacuar a aeronave .
Isso é uma hipótese