Apesar dos vários atrasos, o programa 777X está caminhando para obter a certificação de tipo da FAA (agência de aviação civil dos EUA) dentro de um ano, afirmou o CEO da Boeing, Kelly Ortberg.
Falando durante um evento do banco Barclays, o executivo-chefe afirmou que “estamos planejando concluir a certificação no final deste ano ou no início do ano que vem para que possamos iniciar as entregas”.
O cliente de lançamento do 777-9, primeira e maior variante da família 777X, será a Lufthansa que encomendou 20 aeronaves.
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Segundo Ortberg, o CEO da empresa aérea alemã, Carsten Spohr, disse a ele como o widebody é crítico para a empresa.
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Com capacidade para 426 passageiros em duas classes, o 777-9 deve assumir voos que hoje estão a cargo do 747-8 e do A380, que são bem menos eficientes.
A Boeing relata ter 383 pedidos líquidos do 777X, sendo 383 da variante 777-9, 78 do 777-8 e 55 do cargueiro 777-8F.
O programa de certificação sofreu um golpe em agosto passado quando fissuras nos suportes dos motores foram encontradas. A empresa teve que reprojetar as peças e substituí-las nas aeronaves já completadas, incluindo quatro 777-9 de testes.
Em janeiro os voos de certificação foram retomados e um dos protótipos voou dias atrás para Curaçao, no Caribe, para testes em ambiente quente e úmido.