Boeing 777X retomou voo de teste após cinco meses no chão

Aeronave de teste WH003 decolou do Boeing Field em 16 de janeiro e ficou no ar por 2 horas e 30 minutos para avaliar novo suporte do motor
O Boeing 777-9 N779XY, que fez o primeiro voo de certificação com a FAA
O Boeing 777-9 N779XY, que fez o primeiro voo de certificação com a FAA

A Boeing concluiu nesta qunta-feira, 16. o primeiro voo de teste de um widebody 777-9 após cinco meses de aterramento.

A aeronave WH003 (N779XY) decolou do Boeing Field, em Seattle, e permaneceu no ar por cerca de 2 horas e 30 minutos até pousar no mesmo local.

Trata-se do mesmo protótipo que estava no Havaí em testes de certificação junto à FAA (agência de aviação civil dos EUA) em agosto passado e apresentou o problema que levou à paralisação dos voos.

No dia 15 daquele mês, ao retornar de um desses voos, a equipe de testes constatou danos em um suporte dos motores.

O problema foi encontrado mais tarde nas outras três aeronaves de testes e a Boeing acabou aterrando todas elas. O N779XY, no entanto, fez um voo de traslado do Havaí até Seattle em 8 de setembro, a fim de ser reparado.

Motor GE9X (Dan Nevill)

Desde então, a fabricante buscou reprojetar o componente junto ao fornecedor. Em dezembro, o protótipo WH004 (N779XZ) foi flagrado recebendo novos suportes de empuxo, o que já antecipava a retomada dos voos.

Embora o voo de quinta-feira não tenha sido acompanhado pela equipe da FAA, entende-se que o processo de certificação deverá ser retomado em breve.

Maior aeronave comercial em produção atualmente

O Boeing 777-9 concluiu seu voo inaugural em janeiro de 2020, mas vários problemas no seu desenvolvimento postergaram o programa.

Originalmente previsto para entrar em serviço em 2020, o 777-9 agora deverá estrar voos de revenue em 2026, inicialmente pela Lufthansa.

Projeção do Boeing 777-9 com as cores da Lufthansa (Divulgação)

Maior do que o 777 clássico, a série 777X inclui ainda a variante 777-8, de maior autonomia, e o cargueiro 777-8F, e foi baseada nos avanços obtidos com o 787 Dreamliner para oferecer uma operação mais eficiente aos seus clientes.

Com o fim da produção do 747 e do Airbus A380, o 777X passou a ser a maior aeronave comercial atualmente disponível no mercado.

A Boeing afirma ter 481 pedidos do widebody, a maior parte deles (170 aeronaves), da Emirates Airline.

 

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