Boeing 777X vai para o Curaçao para voos de certificação

Widebody 777-9 de matrícula N779XX deverá decolar do Boeing Field nesta terça-feira rumo ao Aeroporto Internacional de Hato, no Caribe
Boeing 777-9 de matrícula N779XX
Boeing 777-9 de matrícula N779XX (LunchWithLens)

Um dos três aviões Boeing 777-9 de testes decolou nesta terça-feira, 10, para um voo programado de 7 horas até Curaçao, no Caribe.

O protótipo de matrícula N779XX (BOE2) partiu do Aeroporto Boeing Field, em Seattle, às 07h40 (horário local) com destino ao Aeroporto Internacional Hato/Willemstad.

Embora a Boeing não tenha ainda divulgado informações sobre o voo, entende-se que será mais uma etapa do programa de certificação do widebody junto à FAA, a agência de aviação civil dos EUA.

Boeing 777-9 pousa em Toluca, no México

Clima quente e úmido

Os voos de certificação com os 777-9 de testes foram retomados em janeiro após uma pausa de cinco meses em virtude de trincas encontradas nos suportes dos turbofans GE9X.

A Boeing modificou as aeronaves e desde então três dos quatro aviões estão realizando vários voos entre Seattle, Everett e Moses Lake, no estado de Washington, mas é preciso operar em locais com condições diferentes.

Localizado ao nível do mar em uma região de clima quente e úmido, o Aeroporto de Curaçao possui uma pista única com 3.410 metros.

Trata-se de um ambiente similar ao do Aeroporto Internacional de Kona, no Havaí, onde a aeronave N779XY estava quando uma inspeção em 15 de agosto de 2024 encontrou as falhas estruturais.

Em agosto, pouco antes de ir para o Havaí, o protótipo do 777-9 esteve na Cidade do México, conhecida por ficar em grande altitude.

Boeing 777-9 (LunchWithaLens)

Emirates espera pelo primeiro 777-9 apenas em 2027

Durante a divulgação dos resultados financeiros do 4º trimestre, a Boeing reafirmou a meta de entregar o primeiro 777-9 para a cliente lançadora, a Lufthansa, em 2026.

O prazo, no entanto, é considerado otimista por outro importante cliente, a Emirates Airline.

A companhia aérea do Golfo Pérsico disse esperar pela aeronave apenas a partir do 2º trimestre de 2027. Ela tem ao menos que 170 pedidos da variante 777-9 além de ter selecionado também o menor 777-8.

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