Após lançar o jato regional ARJ21 e o avião de corredor único C919, a fabricante chinesa COMAC está avançando com o C929, um widebody de porte semelhante ao Boeing 787.
Segundo o diretor de marketing da empresa, Zhang Xiaoguang, a aeronave está em estágio final de projeto, em declaração feita em uma conferência em Xangai na terça-feira, disse a Reuters.
A COMAC pretende receber a primeira seção dianteira de fuselagem produzida pela Huarui Aero em setembro de 2027, mas uma possível entrada em serviço é ainda incerta.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O widebody nasceu como CR929, uma joint venture entre as estatais COMAC e UAC (Rússia) chamada CRAIC. Mas em 2023, os russos deixaram o programa em meio à dificuldades com outros projetos como o jato comercial MC-21.
O C929 terá entre 280 e 400 assentos e possivelmente três variantes. O alcance estimado é de 12.000 km, um pouco inferior aos modelos ocidentais 787 e Airbus A330.
Assim como o C919, o novo widebody dependeria de fornecedores ocidentais já que a China ainda não é autosuficiente em vários segmentos como a produção de turbofans.
O CR929, por exemplo, deveria ser equipado com o motor PD-35, fornecido pela Rússia, e que está em fase inicial de desenvolvimento, mas as incertezas pelas quais passa a indústria do país tornam mais provável que a COMAC busque um fornecedor como Rolls-Royce, GE ou Pratt & Whitney.