Um dos aviões comerciais mais modernos do mundo, o Boeing 787 Dreamliner passará a fazer parte da frota da Air France em breve, substituindo os atuais 777 e Airbus A330. A empresa anunciou no início desta semana em Paris que a aeronave realizará seu primeiro voo comercial no dia 9 de janeiro de 2017. De início, o modelo ficará responsável pela rota entre Paris e Cairo, no Egito.
O novo Boeing 787 Dreamliner da companhia francesa irá dispor de 276 lugares, sendo 30 na executiva, 21 na econômica premium e 225 na classe econômica. Entre os diferenciais, haverá w-fi a bordo, janelas 30% mais largas que em aviões convencionais e mais espaço e conforto nos assentos na classe premium econômica. Além disso, a aeronave apresenta redução de cerca de 20% no consumo de combustível e nas emissões de CO2.
Ainda de acordo com a companhia, haverá quatro voos de “boas-vindas” com a nova aeronove, que serão realizados nos dias 7 e 8 de janeiro do ano que vem em Paris, com duração de duas horas e trinta minutos.
A novidade faz parte da nova estratégia de aprimoramento de produtos e serviços da Air France, que inclui ainda serviço de bordo na Business Class que promete entregar o mesmo nível de sofisticação dos restaurantes franceses.
Sucesso após um início difícil
O 787 acumula até agosto 1.161 encomendas, segundo a Boeing, incluindo as versões 787-8, 787-9 e 787-10. Mais econômico e confortável, o jato de fuselagem larga passou a ser um diferencial nas rotas internacionais, mas sofreu por inovar em vários sentidos, com problemas técnicos sobretudo nas baterias de íon de lítio que chegavam a se incendiar.
Nenhuma companhia brasileira o utiliza até agora. Apenas os braços chileno e colombiano da Latam e Avianca, respectivamente, voam com o aparelho.
E pelo visto o 787 não vai mesmo voar nas cores de uma empresa brasileira. A Azul optou pelo A350. A LATAM Brasil também optou pelo A350 (aviões da Boeing só no lado chileno da LATAM). A Gol só voa com 737. A Avianca Brasil não tem porte para absorver uma aeronave desta envergadura. Só nos resta esperar então que mais companhias estrangeiras troquem seus aparelhos pelo 787 nos vôos para o Brasil, e isso fatalmente ocorrerá somente nos vôos para São Paulo e Rio de Janeiro. Outras cidades dificilmente verão o aparelho localmente, o que é uma pena.
Completando: se teremos esta escassez de ver o Boeing 787 no país, nem vamos poder usufruir da presença do gigante A380 em nossos aeroportos… este será raríssimo por aqui.
Daniel,
Salvo engano, a Azul/Tap trocou o pedido do A350 pelo A330neo.
Saudações, AUD_VIX! A troca do A350 para o A330neo se refere ao pedido de aeronaves que vão para a TAP. A Azul vai operar o A350 mesmo.
Só complementando o comentário anterior: a TAP cancelou o pedido de 12 A350-900 e fez um pedido de 15 A320Neo, 24 A321Neo e 13 A330-900Neo.
Valeu Daniel! Aguardando a chegada dos novos modelos da Azul. Abraços a todos.
Poxa vida queria ver mais vezes no Brasil o a380 pousando nos aeroportos, e uma aeronave incrível.