A Boeing anunciou que Robert K. “Kelly” Ortberg será seu novo presidente e CEO já a partir de 8 de agosto, no lugar de Dave Calhoun.
Ex-CEO da Rockwell Collins, Ortberg de 64 anos também atuará no Conselho de Administração da Boeing.
“O Conselho conduziu um processo de busca minucioso e extenso nos últimos meses para selecionar o próximo CEO da Boeing, e Kelly possui as habilidades e experiência adequadas para liderar a Boeing em seu próximo capítulo”, disse Steven Mollenkopf, presidente do Conselho de Administração. “Kelly é um líder experiente e profundamente respeitado na indústria aeroespacial, com uma reputação bem estabelecida de construir equipes fortes e gerenciar empresas complexas de engenharia e manufatura. Estamos ansiosos para trabalhar com ele enquanto lidera a Boeing neste período importante de sua longa história.”
“É com honra e humildade extremas que me junto a esta empresa icônica”, disse Ortberg. “A Boeing possui uma história tremenda e rica como líder e pioneira em nossa indústria, e estou comprometido em trabalhar junto com os mais de 170 mil funcionários dedicados da empresa para continuar essa tradição, com segurança e qualidade em primeiro plano. Há muito trabalho a ser feito, e estou ansioso para começar.”
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Kelly Ortberg teve o nome ventilado como um potencial candidato a CEO da Boeing nesta semana pelo The Air Current. Até então nomes como o atual CEO da Spirit AeroSystems, Pat Shanahan, e a CEO da Boeing Commercial Airplanes, Stephanie Pope, eram cogitados.
Bacharel em engenharia mecânica pela Universidade de Iowa, ele começou sua carreira em 1983 como engenheiro na Texas Instruments e depois ingressou na Rockwell Collins em 1987 como gerente de programa e ocupou cargos de liderança cada vez mais importantes na empresa antes de se tornar seu presidente e CEO em 2013.
Após cinco anos liderando a Rockwell Collins, ele liderou a integração da empresa com a United Technologies e a RTX até sua aposentadoria da RTX em 2021.
A Boeing estava desde março em busca de um novo CEO após o anúncio da saída de Calhoun em meio à críticas sobre falhas na produção de aeronaves comerciais.
O atual chefe executivo, no entanto, havia afirmado que iria ficar no cargo até o final de 2024.