Boeing anuncia nova linha de conversão de cargueiros na Jordânia

Novo empreendimento da Boeing na Jordânia é uma parceria com a empresa local Joramco; centro fará a conversão do 737-800BCF
Sem os assentos, a cabine do 737 BCF conta com 141,5 metros cúbicos de espaço para cargas (Boeing)
Sem os assentos, a cabine do 737-800BCF BCF conta com 141,5 metros cúbicos de espaço para cargas (Boeing)

A Boeing anunciou ontem (22) o lançamento de uma nova linha BCF (Boeing Converted Freighter) para converter jatos 737-800 em cargueiros na Jordânia. O empreendimento é executado em parceira com a empresa local Joramco, especialista em Manutenção, Reparação e Operações (MRO) de aeronaves.

A Joramco será a primeira prestadora de MRO do Oriente Médio a ter uma linha de conversões de cargueiros da Boeing. A empresa norte-americana também possui instalações do mesmo tipo nos Estados Unidos, China, Costa Rica, Reino Unido e também logo deve inaugurar novas unidades da BCF no Canadá e Índia.

“Estamos muito empolgados em aumentar nosso relacionamento com a Boeing. A nova capacidade do 737-800BCF que estamos trazendo para o nosso MRO é outro marco importante para a Joramco, e estamos muito satisfeitos que a Boeing tenha escolhido Joramco como um futuro local para o 737-800BCF”, disse Fraser Currie, CEO da Joramco.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Localizada na capital jordaniana Amã, o novo centro de conversão está numa posição estratégica “para oferecer suporte a futuros clientes do 737-800BCF no Oriente Médio, Europa, Norte da África e da Comunidade de Estados Independentes”, como destaca a Joramco. O início das atividades da nova linha BCF é programado para 2024.

Lançado em 2016, o 737-800 BCF hoje é convertido em quatro países (Boeing)
A porta de carga é um dos principais itens da conversão do 737-800BCF (Boeing)

“Continuamos em busca de oportunidades para aproximar a capacidade de conversão de cargueiros de nossos clientes”, disse Mike Doellefeld, vice-presidente de programas comerciais da Boeing para serviços de engenharia, cargueiros convertidos e subcomponentes. “A conexão com a Joramco reflete o potencial de uma região em crescimento combinada com uma MRO capaz de produzir BCF com a qualidade que nossos clientes esperam.”

De acordo com estudos de mercado da Boeing, é esperado um crescimento de 65% da frota global de cargueiros até 2042, quando o setor deve ultrapassar a marca de 3.700 aeronaves. Ainda segundo a fabricante, esse crescimento demandará mais de 2.800 novos cargueiros de produção e convertidos nos próximos 20 anos, incluindo em torno de 1.300 aviões do porte do 737-800BCF.

24 toneladas de carga

O Boeing 737 convertido é há décadas o avião de carga mais requisitado no mercado mundial. A versão baseada no modelo 737-800 da série Next Generation foi lançada pelo fabricante em 2016.

No processo de modificação, o jato original de passageiros perde todos os assentos e demais equipamentos de cabine dando lugar a um sistema de esteiras para a acomodação de pallets de carga. Outro item importante incluído na conversão é a porta de carga no lado esquerdo da fuselagem, para o embarque e desembarque de grandes volumes.

O primeiro 737-800 BCF da Gol Linhas Aéreas (Gol)

De acordo com a Boeing, o 737-800BCF transporta até 23,9 toneladas métricas de carga e tem autonomia para voos de 3.690 km. O interior convertido tem 141,5 metros cúbicos de espaço.

No Brasil, o 737-800BCF é operado pela Gol em parceria com o Mercado Livre. Outras empresas brasileiras, como a Sideral Linhas Aéreas e a Modern Logistics, também operam o 737 cargueiro (em versões BCF e modelos mais antigos).

Além de modificar aeronaves da família 737 NG, a BCF também oferece um pacote de conversão para o widebody 767-300.

Total
0
Shares
Previous Post

Novo jato executivo Dassault Falcon 6X é certificado nos EUA e Europa

Next Post

Lider do grupo Wagner morre em queda de jato executivo da Embraer na Rússia

Related Posts
Total
0
Share