A Boeing e a Thai Airways aguardaram o início do Singapore Airshow 2024 para confirmar o que já se sabia: a transportadora tailandesa fechou um pedido firme de 45 787-9 Dreamliner e 25 opções de compra da aeronave de fuselagem larga.
As duas empresas também incluíram no acordo uma possível encomenda de 777X no futuro, argumentando que “a intercambialidade perfeita entre esses modelos Dreamliner e o B777X oferece vantagens estratégicas tailandesas na otimização de rotas, capacidade e eficiência operacional.”
A Thai tem em sua frota atualmente 22 Boeing 777 de primeira geração, 17 deles da variante -300ER, além de 17 Airbus A350-900.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Os novos 787-9 Dreamliner serão entregues a partir de 2027 e terão motores GEnx, da GE Aerospace, em vez dos Rolls Royce Trent que equipam suas atuais aeronaves do modelo.
Entende-se que a mudança de fornecedor de turbofans envolveu preços elevados pedidos pela fabricante do Reino Unido.
Thai já operou o Airbus A380
“Para cumprir as metas de neutralidade de carbono da empresa até 2050, os 45 novos Boeing 787 Dreamliners serão equipados com motores GEnx, conhecidos por sua tecnologia de ponta e impacto ambiental reduzido. Além disso, estamos confiantes de que a aquisição dos 787 Dreamliners acabará por beneficiar os nossos clientes e apoiar o crescimento da economia do nosso país”, disse Chai Eamsiri, CEO da Thai.
“O investimento estratégico da Thai Airways no 787 Dreamliner baseia-se na nossa parceria de longa data e significa o compromisso da companhia aérea em operar uma frota moderna, eficiente e flexível”, disse Brad McMullen, vice-presidente sênior de Vendas Comerciais e Marketing da Boeing.
A possível encomenda do Boeing 777X pode fazer a Thai voltar a ter uma aeronave de grande capacidade na frota. A companhia aérea foi um dos clientes do Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo.
No meio da pandemia, no entanto, a Thai desativou os seis A380 que possuía.