A Boeing concluiu nesta terça-feira (8), na planta de Renton, em Washington, a montagem final do primeiro 737 MAX 8, a nova geração do principal jato de passageiros da fabricante norte-americana. O modelo, que será utilizado no programa de testes de certificação no decorrer do próximo ano, foi batizado de “Spirit of Renton” (“Espírito de Renton”).
O principal destaque do novo 737 será seu consumo de combustível 20% inferior ao dos modelos da geração passada e, segundo a Boeing, os menores custos operacionais do mercado. A fabricante afirma que o custo por assento do 737 MAX é 8% menor que o do A320neo, a nova geração dos populares jatos da Airbus que também está na fase final de desenvolvimento. O novo aparelho deve voar no início de 2016, informou a fabricante.
O 737 MAX 8 é o primeiro membro da nova família de aeronaves de corredor único da Boeing, composta pelo 737 MAX 7, MAX 8, MAX 200 e MAX 9, a ser produzido. A família 737 MAX tem quase 3.000 encomendas de 60 clientes do mundo todo.
“O dia de hoje marca mais uma conquista importante do nosso time, alcançada em conjunto, dentro do prazo e conforme o planejado”, diz Keith Leverkuhn, vice-presidente e diretor geral do programa 737 MAX. “Com o lançamento do novo 737 MAX, a primeira aeronave do segundo século da Boeing, nossa equipe está preservando um legado incrível e, ao mesmo tempo, levando o 737 a um novo patamar de desempenho”, completou.
A primeira entrega do 737 MAX está programada para o terceiro trimestre de 2017, a companhia norte-americana Southwest Airlines. No Brasil, a Gol já confirmou sua intenção em adquirir em breve a nova geração do 737.
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