A Boeing apresentou nesta semana seu novo ecoDemonstrador, aeronave usada para avaliar tecnologias ecológicas. O jato escolhido para realizar 30 experiências é um 777-200ER da própria fabricante, que recebeu uma pintura especial recentemente.
O programa ecoDemonstrador foi lançado em 2012 e já contou com diversas aeronaves como o 737, 757, 777F, 787 e até um E170, da Embraer, nos tempos em que as duas empresas mantinham um relacionamento próximo.
A temporada de seis meses de testes em 2022 fará diversos testes em voo como avaliar a eficácia dos geradores de vórtices SMART, que melhoram a eficiência aerodinâmica durante a decolagem e o pouso, um sistema de conservação de água a bordo, um líquido refrigerante e um novo agente de combate a incêndios para reduzir a emissão de gases nocivos e o uso de várias misturas de combustível de aviação sustentável (SAF).
O 777-200ER ecoDemonstrador também testará um novo sistema de visor ao nível dos olhos para aprimorar a eficiência operacional e terá partes da aeronave e dos motores substituídas por componentes recicláveis.
“O programa Boeing ecoDemonstrador reúne os dois ingredientes mais importantes para um futuro mais sustentável – tecnologias inovadoras e parcerias com clientes, fornecedores, agências governamentais e academia”, disse Chris Raymond, diretor de sustentabilidade da Boeing. “Celebramos os sucessos passados e esperamos continuar este programa icônico para ajudar a descarbonizar a aviação, juntos”.
Segundo a Boeing, um terço das cerca de 230 tecnologias testadas desde o início do programa transformaram-se em produtos e serviços da empresa.