A fabricante de aviões comerciais chinesa COMAC realizou uma cerimônia conjunta em suas instalações em Xangai (Pudong) para entregar os primeiros jatos C919 para a Air China e a China Southern Airlines nesta quarta-feira, 28 de agosto.
Elas se juntarão a China Eastern Airlines, cliente de lançamento da aeronave totalmente desenvolvida no país e que é um competidor do Airbus A320 e do Boeing 737.
O C919 pode levar cerca de 170 passageiros e estrou em serviço comercial com a China Eastern, que tem atualmente sete aeronaves em sua frota, em maio do ano passado.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As três principais companhias aéreas chinesas, todas estatais, têm encomendas firmes para mais de 300 C919, que devem levar algum tempo para serem entregues já que a COMAC ainda não tem um ritmo de produção elevado.
Na China Southern, o primeiro C919 recebeu a matrícula B-919J e está configurado com 164 assentos, oito deles na classe executiva e 156 na econômica, incluindo assentos da “econômica premium” Pearl.
A Air China, por sua vez, tem uma configuração da cabine principal mais confortável, com oito assentos na executiva e apenas 150 assentos na econômica. O primeiro C919 recebeu a matrícula B-919X.
A próxima cliente do C919 deverá ser a Suparna Airlines, parte do grupo Hainan, e que hoje tem uma frota de 10 Boeing 737-800 e dois 747-400 cargueiros.
A companhia aérea será a primeira operadora privada do C919, do qual pretende com 30 jatos, o primeiro deles (registro B-919T) a ser recebido no quarto trimestre.